Você está aqui: Página Inicial > Jaguaribe > Notícias > IFCE Jaguaribe movimenta campus em semana de eventos acadêmicos

Notícias

IFCE Jaguaribe movimenta campus em semana de eventos acadêmicos

por publicado: 30/08/2016 15h29 última modificação: 31/08/2016 09h19

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará IFCE - Campus Jaguaribe vivenciou uma verdadeira maratona de atividades acadêmicas durante toda a última semana, de 22 a 26 de agosto, animando todo o corpo discente e docente do campus. Fruto de ampla preparação e planejamento, três eventos foram organizados e oferecidos à comunidade universitária e à cidade por professores e alunos dos três cursos do campus, estendendo-se às Escolas Públicas do Estado e do Município. Juntos, o Curso Técnico em Eletromecânica e os Cursos Superiores em Rede de Computadores e em Ciências Biológicas realizaram o I Evento Tecnológico, a III Semana de Biologia e a 1ª Feira da Matemática de Jaguaribe.


Começando com o I Evento Tecnológico, com uma ampla discussão sobre Profissões & Empreendedorismo, promovidos pelos cursos Técnico em Eletromecânica e Tecnológico em Redes de Computadores, a comunidade jaguaribana se movimentou, na Segunda-Feira, 22/08, no auditório central do campus. Durante o dia inteiro, palestras trouxeram professores e palestrantes convidados do mundo da economia, da inovação, da tecnologia e da administração, inclusive com a participação de ex-alunos do Instituto. Sob a temática panorâmica da gestão administrativa e empresarial na região, discutiu-se de uma forma geral o mundo do trabalho com estudantes e recém-formados; o papel, a construção e o desenvolvimento de pequenos negócios; a gestão de médias e grandes empresas e no serviço público; as incubadoras universitárias; posturas e práticas profissionais e a gestão de pessoas nas carreiras corporativas.


Consolidado pelo seu terceiro ano consecutivo, de Terça a Quinta-Feira seguiram-se os três dias da III Semana da Biologia, que este ano teve o lema A VIDA É UM ECO: QUE SOM VOCÊ ESTÁ EMITINDO? A série de palestras, minicursos, oficinas e demais atividades foi promovida pelo Centro Acadêmico Charles Darwin e pelo PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do IFCE - mobilizando, de 23/08 a 25/08, professores e alunos do curso, promovendo de maneira extensiva atividades ao lado de alunos e professores das Escolas Públicas de Jaguaribe. Foi apresentado, refletido e discutido temas da pesquisa científica, da extensão e da docência nas Ciências Biológicas e em suas áreas correlatas, como já é tradição da Semana.


Finalmente, a jornada de eventos culminou com a 1ª Feira de Matemática de Jaguaribe, na Sexta-Feira, 26/08. De caráter educativo, científico e não-competitivo, a Feira reuniu 41 trabalhos de alunos dos últimos anos do Ensino Fundamental, do Técnico e Médio, orientados por professores da área de Matemática e afins. Na expectativa da vinda de um dos diversos cursos esperados para o campus jaguaribano, a Licenciatura em Matemática, a tarde de Sexta-Feira foi de um belo engajamento coletivo em torno desta Ciência, com animada participação dos jovens, em consagração e reconhecimento de seus trabalhos, resultado de um grande aprendizado dentro e fora de sala de aula. A Feira foi trabalhada na experiência cotidiana da disciplina, com estudos diversificados de aplicações da Matemática no dia-a-dia, como na culinária e gastronomia, no design gráfico, na literatura, na religião e na Arte Filé (tradição artesanal da cultura de Jaguaribe).


Vale destacar também a realização do Interclasse IFCE Jaguaribe. Competindo nas modalidades Futebol de Salão (Futsal) e Vôlei, alunos dos três cursos, servidores e professores competiram nos dias 23 e 24, durante o Turno Noite. O curso de Rede de Computadores venceu na modalidade Futsal masculino. Já o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas foi o vencedor na Modalidade na competição entre atletas de Volleyball.


A Professora Maria Efigênia Alves Moreira, chefe do Departamento de Ensino do IFCE campus Jaguaribe, avalia a semana como parte do esforço de qualificação dos estudantes da Instituição em atividades que ampliem as perspectivas de ensino. “Pensando no ensino de qualidade, sem abrir mão do tripé Ensino, Pesquisa e Extensão - que se complementam - o IFCE campus Jaguaribe tem procurado qualificar os seus alunos, oferecendo além de visitas técnicas, também momentos de cultura, desporto, de entretenimento e de conhecimento científico, como foi no caso desta semana de eventos.” , esclarece.


Efigênia Alves pontua cada um dos eventos realizados na semana, considerando como importantes todas as atividades complementares desenvolvidas para informar, esclarecer e orientar os estudantes em momentos fora da grade curricular, apontando caminhos para a atuação profissional dos alunos no mercado de trabalho, na comunidade e na sociedade. “Esperamos poder continuar a ofertar estes eventos, trazendo profissionais das mais diversas áreas para ampliar nossas propostas de Ensino, Pesquisa e Extensão. Foram momentos riquíssimos de aprendizagem, de partilha de conhecimento e de entretenimento também.”, complementa a professora.