Você está aqui: Página Inicial > Jaguaribe > Notícias > Aluno é pré-selecionado para Parlamento Jovem Brasileiro

Notícias

Aluno é pré-selecionado para Parlamento Jovem Brasileiro

ELETROMECÂNICA

Francisco Cavalcante é um dos cearenses que disputarão uma das três vagas destinadas ao ensino médio
publicado: 11/08/2017 14h26 última modificação: 14/08/2017 16h46

Francisco Cavalcante de SouzaFrancisco Cavalcante de Sousa, aluno do curso técnico em Eletromecânica do IFCE campus Jaguaribe  é um dos pré-selecionados entre os finalistas do Parlamento Jovem Brasileiro, organizado pela Câmara dos Deputados em parceria com as secretarias estaduais de Educação. O Programa é realizado anualmente e tem o intuito de revelar novas lideranças jovens ao redor do País, destacando alunos das escolas de ensino médio, públicas e particulares, para que vivam durante um dia uma experiência do processo democrático, mediante a participação em uma sessão na Câmara Federal, tomando posse e sendo parlamentar durante um dia.

No estado do Ceará, 50 jovens se inscreveram e doze estão entre os pré-selecionados para três vagas. Uma das vagas entre os doze finalistas do estado foi conquistada por Francisco de Sousa, que também é aluno regular do Escola de Ensino Fundamental e Médio Raul Barbosa, e ingressou no curso técnico em Eletromecânica do IFCE campus Jaguaribe através do processo seletivo 2016.1. A final do Parlamento Jovem Brasileiro está marcada para esta segunda-feira, 14 de agosto, quando serão escolhidos os estudantes que viverão a experiência de parlamento na Câmara dos Deputados, na Capital Federal.

Proposta legislativa

Para a participação no programa, Francisco de Sousa criou um projeto legislativo para fortalecimento do programa Bolsa Família. Segundo o estudante, a proposta visa a incluir como condicionamento do Bolsa Família o alcance da média de rendimento escolar dos alunos beneficiários de no mínimo 60%. “Dessa forma, oportunizaria maior empenho dos alunos beneficiados e acompanhamento com sua própria aprendizagem. Além disso, os pais poderão cobrar e auxiliar seus filhos para o cumprimento dessa condicionalidade, melhorando o rendimento dos alunos e, de uma forma global, a própria educação no País”, ressalta.

Formulação do Projeto

Na formulação do projeto, Francisco contou com o apoio da professora do IFCE Rita Carolina Gondim da Fônseca Jerônimo. "A professora Rita Carolina deu toda a consultoria relacionada à discussão legislativa. Ela conversou e indicou a bibliografia em Educação que contribui para a estruturação do projeto. A gente conversou bastante a respeito dos temas relacionados à questão discursiva à respeito de Educação, o que fortalece a ideia e a torna viável como proposta parlamentar”, destaca Francisco.

A professora Rita Carolina Gondim destaca que a construção do projeto em torno da melhoria do Programa Bolsa Família por Francisco Sousa foi muito importante para a formação do aluno. "Tivemos alguns encontros em que ele contextualizou com propriedade questões sobre educação brasileira, mostrando interesse e preocupação", ressalta. Para Rita Carolina, a construção do texto, como um todo, oportunizou ao aluno o exercício de uma perspectiva de análise crítica para sua formação como estudante, além de situá-lo no contexto político, social e econômico do panorama atual em Educação: "Fiquei bastante feliz e orgulhosa em poder contribuir. O aluno Francisco Cavalcante está de parabéns".