Você está aqui: Página Inicial > Jaguaribe > Notícias > Jaguaribe promove encontro tecnológico sobre profissões

Notícias

Jaguaribe promove encontro tecnológico sobre profissões

EMPREENDEDORISMO EM DEBATE

Atividade ocorre no dia 22 de agosto d
por publicado: 15/08/2016 07h55 última modificação: 16/08/2016 09h11

O campus de Jaguaribe do Instituto Federal do Ceará (IFCE) traz aos estudantes e à comunidade o Encontro Tecnológico de Jaguaribe 2016, a ser realizado no campus dia 22 de Agosto. Na perspectiva institucional educacional, científica e tecnológica de inovação e inserção na realidade social e econômica local, será debatida a temática Profissões e Empreendedorismo. Os conteúdos buscam apresentar, estimular e debater práticas empreendedoras e de empregabilidade a alunos e ex-alunos do campus e também ao público em geral.

Segundo o professor do campus de Jaguaribe Michael Santos Duarte, dentre os objetivos do Encontro estão a apresentação de soluções de inserção e inovação no mercado de trabalho e de propostas de desenvolvimento de negócios próprios, como forma de apontar meios de atuar e construir carreiras empreendedoras aos profissionais formados pelo campus de Jaguaribe, partindo-se do panorama socioeconômico e infraestrutural da região.

Michael Duarte descreve que o Encontro Tecnológico de Jaguaribe 2016 cumpre duas funções, ao trazer estes dois temas relacionados - Profissão e Empreendedorismo. Segundo ele, a escolha do tema Profissões tem como objetivo “discutir a situação do mercado de trabalho, através da interação com outros profissionais, apresentando as possibilidades de profissões em áreas tecnológicas nas quais os profissionais formados em cursos como redes de computadores e eletromecânica possam estar inseridos”.

O professor esclarece ainda que a escolha do tema Empreendedorismo tem como objetivo: “fomentar a criação de um ambiente favorável para geração de oportunidades de negócios e estimulo para o surgimento, a ampliação e a diversificação de empreendimentos sustentáveis, além de difundir o empreendedorismo como um estilo de vida”.  

O estimulo ao empreendedorismo, com a abertura de negócios partindo-se de iniciativas próprias, tem a capacidade de ampliar a realidade local e regional, estimulando a prática empresarial e gestora. O debate levanta alguns aspectos necessários para a reflexão tanto do empreendedor quanto do profissional, quando passa pelo debate da realidade do mercado, ambiente necessário para a criação, crescimento e manutenção de empresas de sucesso”, avalia Michael Duarte.

As inscrições para o Encontro Tecnológico de Jaguaribe 2016 Profissões e Empreendedorismo devem ser feitas através do endereço http://encontrotecnologico.wixsite.com/ifcejaguaribe/inscricoes