Você está aqui: Página Inicial > Jaguaribe > Notícias > Efigênia Alves é a autora homenageada no Clube Literário de Setembro

Notícias

Efigênia Alves é a autora homenageada no Clube Literário de Setembro

publicado: 22/09/2016 17h45 última modificação: 27/09/2016 12h43
Evento artístico-cultural do IFCE campus Jaguaribe apresenta obra da professora e escritora sertaneja

O Clube Literário do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará campus Jaguaribe homenageia neste mês de Setembro a escritora e professora Maria Efigênia Alves Moreira. O evento artístico e cultural acontecerá na próxima Quarta-Feira, dia 28 de Setembro, às 17 horas, na área de convivência do bloco didático do campus IFCE Jaguaribe.

Educadora, Especialista e Mestranda em Letras pela UFC, professora do IFCE de Jaguaribe, Efigênia Alves é autora de várias obras literárias, entre literatura infanto-juvenil, poesia e reflexões de cunho filosófico, tendo publicado incontáveis crônicas e contos na imprensa cearense.

Nas palavras do amigo e Mestre em Letras Ronaldo Ribeiro, Efigênia Alves é sobretudo uma “apaixonada pelo ofício da palavra, uma ‘menina encantada’ pela Literatura como se fosse seu primeiro amor. É assim que ela cria a sua Arte”. Para Ribeiro, toda a poesia de Efigênia é perpassada de sentimentos. “Faz parte de seu trabalho literário. ‘Parece’ redundante, mas não é... Porque nem todo autor consegue fazer isso como ela consegue nos dias de hoje.”, completa.

Segundo Ronaldo, cujo mestrado é em análise do discurso, em sua criação artístico-literária, Efigênia Alves tem entre uma de suas características a inventividade. “O dom da criação de neologismos é inerente a sua produção geral, tanto na poesia como na prosa. O exemplo maior é Guimarães Rosa [autor de Sagarana, Tutameia e Grande Sertão: Veredas]. Efigênia também é uma criadora de novas palavras, uma inventora, uma desbravadora da língua.”, cita o estudioso.


SERVIÇO:

Clube Literário IFCE Jaguaribe
Data: 28 de Setembro de 2016
Hora: 17 horas
Local: Área de convivência do bloco didático IFCE/Jaguaribe