Você está aqui: Página Inicial > Jaguaribe > Notícias > Aluno palestra sobre Arte Gráfica no FISL17

Notícias

Aluno palestra sobre Arte Gráfica no FISL17

Adriano Maia compartilhou suas experiencias com as ferramentas Gimgp e Inkscape no FISL17
publicado: 18/07/2016 10h21 última modificação: 19/07/2016 14h27

Adriano de Oliveira Maia é aluno do curso de Tecnologia em Redes de Computadores do IFCE, campus de Jaguaribe, e participa da FISL17 para compartilhar os resultados do seu trabalho feito a partir da utilização de softwares livres para arte gráfica, como o Gimp e Inkscape. Maia falou para sobre seu início no mundo tecnológico, como oficineiro do Projeto e-Jovem com alunos do estado do Ceará. A estrutura busca ensinar, incentivar e disseminar o uso de software livre.
 
Tudo começou quando eu fui trabalhar no programa e-Jovem com alunos da Rede Estadual de Ensino do Ceará e lá sempre me pediam para fazer algum tipo de arte gráfica e com isso eu fui aprendendo outras coisas. Não sou profissional que trabalha na área, mas aprender a utilizar o GIMP e Inkscape me ajudou a ganhar um dinheiro extra, pois na minha região há poucas oportunidades de trabalho para os jovens. A minha primeira viagem de avião foi para apresentar minhas experiências no FISL no ano retrasado, e isso motivou outros colegas da minha região a querer também aprender.
 
O palestrante contou que, com o passar dos anos, teve acesso a softwares proprietários e chegou à conclusão que graças ao trabalho da comunidade, que sempre aprimora as funcionalidades dos softwares, ele pode assegurar que os softwares livres para arte gráfica são tão capazes e até melhor do que os similares proprietários.
 
Softwares livres para arte gráficas, além de serem gratuitos e livres, são mais leves, o que permite a instalação em máquinas antigas presentes em muitas escolas públicas, repartições e ONGs. Permitem ainda que os usuários criem novas extensões e as compartilhem com toda a comunidade, viabilizando um fluxo sustentável e criativo.  
 
Confira a programação e fique de olho nas oficinas de arte gráfica com o Software Livre que vão rolar no evento: http://softwarelivre.org/fisl17/programacao/grade-de-atividades. Clique aqui para assistir o video da palestra.
 
Texto original: Rafaela Melo
Adaptado por: Michael S. Duarte