Você está aqui: Página Inicial > Jaguaribe > Campus Jaguaribe > O campus

O campus

por IFCE publicado 16/07/2015 16h21, última modificação 14/09/2017 16h23

 

Apresentação

sumário

IFCE Jaguaribe _ Apresentação.jpg

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Jaguaribe foi construído entre os anos de 2009 e 2010 tendo sua inauguração realizada em 1° de maio de 2010. A unidade está localizada à Rua Pedro Bezerra de Menezes, 387, Bairro COHAB, Jaguaribe-CE à distância de 2,6 km do centro da cidade. Através do empenho de seu primeiro diretor, Rosilmar Alves dos Santos,iniciaram-se as atividades letivas desta unidade no segundo semestre de 2010, com o curso Técnico em Eletromecânica. No primeiro semestre de 2011 foi implantado o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e em 2013 o curso de Tecnologia em Redes de Computadores. Com estes cursos definiram-se assim os três núcleos existentes no Campus atualmente: controle e processos industriais, formação de professores e informação e comunicação. Com essas áreas de atuação o Campus conta hoje com 24 professores, 19 técnicos administrativos, 16 terceirizados e cerca de 250 alunos matriculados.

História

sumário

O Instituto Federal do Ceará é uma instituição tecnológica que tem como marco referencial de sua história a evolução contínua com crescentes indicadores de qualidade. A sua trajetória corresponde ao processo histórico de desenvolvimento industrial e tecnológico da Região Nordeste e do Brasil. O IFCE, com Reitoria instalada em Fortaleza, possui, hoje, 23 campi espalhados em todas as regiões do Estado.

O Campus de Jaguaribe, por sua vez, está localizado à margem da BR 116, distante cerca de 310 km de Fortaleza. Atualmente, conta com um curso técnico de Eletromecânica, um curso superior de Licenciatura em Ciências Biológicas e o Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores.

O IFCE Campus Jaguaribe assume o compromisso de ofertar novos cursos, demonstrando assim a importância dessa instituição de ensino na construção de uma sociedade mais justa, com maiores oportunidades, não somente para a população jaguaribana, como também para alunos advindos de municípios circunvizinhos. Neste sentido, este Campus busca o cumprimento de metas, que possibilitem uma educação de qualidade, com acesso, permanência e êxito, e formação de cidadãos qualificados para a vida e para o mundo do trabalho.

Dessa forma, procura atender e diversificar programas e cursos para elevar os níveis da qualidade da oferta, bem como se propõe a implementar novos cursos de modo a formar profissionais com maior fundamentação teórica convergente a uma ação integradora com a prática e níveis de educação e qualificação cada vez mais elevados.

Infraestrutura

sumário

Para funcionamento dos cursos e o apoio aos servidores e alunos, o Campus conta com um bloco padrão CVT com área total de 2.166 m2 tendo seus espaços distribuídos em salas de aula, laboratórios, cantina, vídeo conferência, auditório,biblioteca, salas administrativas e outros. Possui também um bloco didático com área de 1.180 m2 contendo nove espaços para salas de aula e laboratórios, banheiros,elevador (em processo de instalação), além de espaço amplo para convivência. A estrutura física do Campus possui ainda um ginásio poliesportivo com 900 m2 de área com vestiário amplo feminino e masculino. Clique aqui para consultar o mapa.

Organograma

sumário