Você está aqui: Página Inicial > Iguatu > Links diversos > Biblioteca Lourival Pinho

Biblioteca Lourival Pinho

por 2817641 publicado 03/03/2016 00h00, última modificação 10/11/2016 09h02

>> RELATÓRIOS <<
______________________________________
BIBLIOTECA LOURIVAL PINHO

APRESENTAÇÃO

A Biblioteca Lourival Pinho é assim denominada em reconhecimento aos relevantes serviços prestados por Dr. Lourival Correia Pinho à classe estudantil e aos servidores públicos, colaborando com o crescimento da Escola Agrotécnica Federal de Iguatu-CE quando exerceu mandato de deputado estadual. São duas unidades: uma localizada no Centro de Capacitação da Unidade II (Cajazeiras) do IFCE - campus Iguatu, com 60 assentos para estudo individual ou em grupo; e outra localizada na Unidade I (Areias), com instalações ampliadas. Possui um acervo de aproximadamente 7 mil títulos e 17 mil exemplares, entre livros, periódicos, dicionários, enciclopédias gerais e especializadas, teses, dissertações, monografias, CDs e DVDs, nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Puras, Artes, Literatura e Tecnologia, com ênfase em livros técnicos e didáticos. É responsável pela prestação de serviços de informação à comunidade do IFCE - Campus Iguatu.

Na informatização do acervo, é utilizado o Sistema Sophia, que administra e executa toda a rotina e controle da informação.

MISSÃO

Constituir-se um centro de informação capaz de dar suporte ao ensino, pesquisa e extensão e promover a democratização do conhecimento.

HORÁRIOS

Funciona de segunda a sexta-feira, nos seguintes horários:

  • Sala de Estudo - 7h às 22h

  • Empréstimo - 7h30m às 21h30m

  • Referência (Consulta Local) e Periódicos - 7h30m às 21h30m

  • Multimídia - 8h às 21h

  • Acesso à Internet -7h30 às 21h30

NORMAS DE USO

  • Utilização de trajes compatíveis com as atividades do local;
  • Deixar o material no guarda-volumes;
  • Não entrar portando nenhum tipo de alimento;
  • Respeitar o bibliotecário, servidores, colegas e demais pessoas dentro do recinto da Biblioteca;
  • Não faça anotações a lápis ou caneta nos livros pertencentes à Biblioteca. Lembre-se de que os livros não são de uso pessoal, mas da comunidade do IFCE campus Iguatu;
  • Não danifique os livros retirando ou rasgando suas páginas, capas ou plásticos de proteção.

CADASTRAMENTO

Quem pode se inscrever: alunos regularmente matriculados nos cursos do IFCE campus Iguatu, servidores ativos e professores substitutos. Todos os alunos regularmente matriculados nos cursos presenciais do IFCE poderão fazer o cadastro no Setor de Empréstimo. Para tanto, é necessário apresentar o comprovante de matrícula atual. Os servidores ativos do campus de Iguatu (professores e servidores técnico-administrativos) necessitarão do número da matrícula Siape para execução do cadastro.

EMPRÉSTIMO

O usuário poderá retirar, por empréstimo domiciliar, qualquer publicação constante do acervo bibliográfico, exceto as obras de referência (enciclopédias, dicionários, atlas, periódicos, jornais, etc) ou outras publicações que, a critério da Biblioteca, não podem sair. O usuário não poderá retirar 2 obras do mesmo assunto.

PRAZOS DE EMPRÉSTIMO

CATEGORIA TIPO DE MATERIAL QUANTIDADE TEMPO DE EMPRÉSTIMO
Alunos (1 curso) LIVROS / CD/DVD 7 / 2 / 2 14 / 05 / 05 DIAS
Professores LIVROS / CD/DVD 7 / 2 / 2 14 / 05 / 05 DIAS
Servidores Administrativos LIVROS / CD/DVD 7 / 2 / 2 14 / 05 / 05 DIAS
Visitantes ACERVO GERAL Consulta Local

As obras emprestadas ficarão sob a inteira responsabilidade do usuário, tendo o mesmo o dever de responder por perdas e danos que, porventura, venham a ocorrer, de acordo com o que dispõe o Regulamento da Biblioteca. O Setor de Empréstimo funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 21h30. Durante o período de férias escolares e recessos, o empréstimo é suspenso para a realização do inventário e arrumação das estantes.

PERIÓDICOS

O acervo de periódicos (revistas e jornais) conta com um acervo amplo em diversas áreas do conhecimento. A consulta é local e está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h.

VIDEOTECA

A Videoteca conta com cerca de 200 fitas de vídeo, 600 dvds destinado ao apoio de atividades pedagógicas.

RENOVAÇÃO DE EMPRÉSTIMOS

O empréstimo poderá ser renovado, por duas vezes, pela internet ou no terminal de atendimento, desde que a obra não esteja reservada e o usuário esteja em dia com a data de devolução.

IMPORTANTE: a renovação será feita na data marcada para a devolução ou no dia imediatamente anterior a esta.

RESERVA DE LIVROS

Quando a publicação solicitada não estiver na biblioteca, o usuário poderá fazer a reserva no catálogo on line do Sistema Sophia ou setor de empréstimo. Será obedecida a ordem da reserva. Após devolução, a obra reservada ficará à disposição do interessado por dois dias úteis, a contar da data em que a lista de reservas é afixada. O não comparecimento do usuário, neste prazo, libera a reserva para o próximo da lista.

IMPORTANTE: O usuário não poderá reservar publicações que estejam em seu poder. 2. A reserva é pessoal e intransferível.

PRINCIPAIS SERVIÇOS

  • Empréstimo domiciliar;
  • Acesso à base de dados Sophia nos terminais locais via Internet;
  • Acesso ao Portal de Periódicos da Capes;
  • Reserva de material;
  • Orientação técnica de normalização de trabalhos acadêmicos, de acordo com ABNT(quinta-feira);
  • Elaboração de ficha catalográfica;
  • Levantamento bibliográfico.

CONSULTA ONLINE

A consulta é disponibilizada ao usuário, via terminal de consulta de acervo pelo catálogo on line do Sistema Sophia, nos quais as informações necessárias para sua localização podem ser acessadas através de mecanismos de busca nos campos: autor, título, assunto e outros (editora ,série e ISBN/ISSN). Sempre que necessário, solicite a ajuda dos funcionários.

PRESERVAÇÃO

Considerando a importância social de exemplares disponíveis para consulta e/ou empréstimo e o alto custo dos mesmos, listamos alguns cuidados que o usuário deve tomar no manuseio de livros: São normas simples, mas que têm um valor incalculável na manutenção de um patrimônio que também é seu, portanto:

  • Não riscar, perfurar, rasgar ou retirar páginas dos livros.
  • Não colocar livros em mochilas que contenham líquidos ou materiais úmidos (uniforme de natação, toalhas molhadas, etc).
  • Não dobrar os exemplares, nem retirar a capa plástica protetora.
  • Não marcar informações importantes, dobrando as páginas dos livros ou colocando clipes.
  • Evitar utilizar o livro como suporte para a merenda.

Com essas pequenas atenções, os livros podem ser preservados por muito mais tempo.

BIBLIOTECA VIRTUAL UNIVERSITÁRIA

A Biblioteca Virtual Universitária disponibiliza a toda a comunidade acadêmica do campus de Iguatu acesso gratuito a mais de 2300 títulos virtuais, os quais se somam ao acervo físico da instituição. As obras, divididas em mais de 40 áreas de conhecimento, estão disponíveis aos usuários 24 horas por dia e podem ser acessadas em diversas plataformas como computadores e tablets. Além da possibilidade de inserir anotações, o usuário pode também imprimir até 50% do conteúdo do livro, mediante a compra de créditos.

LINKS ÚTEIS

Listamos alguns endereços que podem ajudá-lo em suas pesquisas, confira:

EQUIPE DA BIBLIOTECA LOURIVAL PINHO

BIBLIOTECÁRIA

Ana Karolyne Nogueira de Sousa

Jamile Costa Fernandes

SERVIDORES

Unidade Cajazeiras
 
Helena Cardoso de Araújo Ferreira

Heide Elias Uchôa 

José Ivan Vitor Cordeiro

Unidade Areias

Bernadete Saraiva Jucá

Luiz Vicente Sobrinho

Marlene Nobre de Oliveira

Vânia Maria de Oliveira