Você está aqui: Página Inicial > Fortaleza > Notícias > Campus recebe nota 4 em avaliação do MEC

Notícias

Campus recebe nota 4 em avaliação do MEC

RECREDENCIAMENTO DO IFCE

Comissão destacou vários aspectos positivos da unidade do IFCE
publicado: 11/09/2017 09h00 última modificação: 12/09/2017 11h39

O campus de Fortaleza recebeu conceito 4, em uma escala de 1 a 5, na avaliação do Ministério da Educação (MEC). O resultado foi obtido após visita de comissão de avaliadores realizada entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro às dependências da unidade, dentro do processo de recredenciamento institucional do Instituto Federal do Ceará (IFCE). 

A boa nota foi conseguida após um criterioso processo de avaliação realizado por três avaliadores do MEC que durante quatro dias realizaram análise documental da instituição, reunião com gestores, coordenadores de cursos, servidores, estudantes e membros da Comissão Própria de Avaliação, além de visitas às instalações físicas da unidade.

Para o diretor-geral do campus de Fortaleza, Eduardo Bastos, o conceito 4 obtido representa um avanço e demonstra que o campus caminha no rumo certo. “Ficamos felizes com o resultado, pois demonstra que o esforço que fizemos nesse início da nossa gestão já surtiu alguns resultados positivos. Temos certeza de que caminhamos para chegar ao conceito máximo (nota 5)”.

Já o reitor do IFCE, Virgílio Araripe, por sua vez, destaca que a boa avaliação do campus de Fortaleza reflete os avanços conquistados pela instituição nos últimos anos. "Temos muito a comemorar e a agradecer, principalmente aos alunos, professores e técnicos administrativos que tiveram um papel decisivo. Vale ressaltar, também, o empenho da gestão do campus e das comissões de recredenciamento e de avaliação", enfatiza o gestor. 

Dentre os pontos avaliados, a comissão do MEC elogiou e atribuiu nota máxima ao campus nos seguintes itens: programas de atendimento aos estudantes, instalações administrativas, espaço para atendimento aos alunos, instalações sanitárias, salas de apoio de informática, recursos de tecnologia de informação e comunicação, e espaços de convivência e alimentação, além das significantes atividades de pesquisa, iniciação científica, tecnológica, artística e cultural.

A avaliação é uma exigência legal do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O conceito tem duração de oito anos. Então uma nova avaliação deverá ser feita. Para conferir o relatório completo, acesse aqui.

O campus de Sobral, em data ainda por ser definida, será a quinta e última unidade a ser avaliada. Passaram pelo mesmo processo de Fortaleza os campi de Limoeiro do Norte, Juazeiro do Norte e a Reitoria. O processo foi iniciado em 2015.