Você está aqui: Página Inicial > Fortaleza > Estágio > Coordenadoria de Acompanhamento de Estágios

Coordenadoria de Acompanhamento de Estágios

por IFCE publicado 29/04/2016 08h06, última modificação 15/02/2017 11h59

Apresentação

A Coordenadoria de Acompanhamento de Estágios (CAE) promove o registro e acompanhamento de estágio para os alunos do campus de Fortaleza do IFCE, de acordo com a Lei 11.788 de 25/09/08, visando à prática do conhecimento adquirido em sala de aula. Esse contato inicial com a área de atuação do discente proporciona a inserção no mercado de trabalho e o desenvolvimento da carreira profissional. Entre as atribuições desse setor, destacamos:

• Promover intercâmbio com as empresas, objetivando identificar oportunidades de estágio;
  • Divulgar as condições exigidas pelas empresas para o recrutamento de estagiários;
  • Encaminhar e facilitar as condições de acesso ao estágio, em conformidade com os instrumentos jurídicos e a legislação vigente;
  • Preparar, analisar e assinar toda a documentação referente ao estágio, inclusive a que instrui a expedição do diploma, intervindo nos casos de desobediência aos dispositivos legais;
  • Operacionar as visitas técnicas às empresas (microestágio);

Sirlane Furtado Leite Siqueira
Coordenadora de Acompanhamento de Estágios
E-mail: sirlane@ifce.edu.br
Fone: (85) 3307.3634 / 3307.3650

Estágio obrigatório

Para matricular-se na disciplina de Estágio Supervisionado (obrigatório), o aluno deve estar regularmente matriculado e frequentando um dos últimos semestres ou ter cumprido o número mínimo de créditos conforme o que determina a matriz curricular de cada curso.

I - Antes de ingressar no estágio:

• Solicitar e preencher ficha para matrícula no Estágio Supervisionado.
  • Preencher termo de compromisso de estágio em 03 (três) vias (a data final deverá ser limitada até o último dia do semestre definido pelo calendário oficial).
  • Preencher o plano de atividades em 03 (três) vias.
  • Apresentar cópia da proposta de seguro de vida com seu respectivo comprovante de pagamento ou da apólice de seguro contra acidentes pessoais ou cópia contratada pela parte concedente.

II – Durante o estágio:

• Apresentar relatório diário de atividades com vistos do professor orientador da instituição de ensino e do supervisor do estágio na parte concedente.
  • Apresentar relatório periódico de atividades com vistos do professor orientador da instituição de ensino, do supervisor do estágio na parte concedente e do aluno, a cada 06 (seis) meses de atividades em estágio.

III – Conclusão do estágio:

O estágio poderá ser prorrogado, sofrer alteração de horário ou alteração do valor de bolsa auxílio de estágio, por meio do termo aditivo. Todos estes documentos devem ser impressos em três vias, assinadas pelo aluno e pela parte concedente do estágio e, posteriormente, submetidos à análise e aprovação da CAE.

Confira a resolução que regulamenta o estágio.

Estágio não obrigatório

Para o estágio não obrigatório, o aluno deve estar regularmente matriculado e frequentando um dos cursos oferecidos pelo IFCE campus Fortaleza.

I – Antes de ingressar no estágio:

II – Durante o estágio:

III – Conclusão de estágio

• Termo de encerramento de estágio fornecido pela parte concedente do estágio.

O estágio poderá ser prorrogado, sofrer alteração de horário ou alteração do valor de bolsa auxílio de estágio, por meio do termo aditivo. Todos estes documentos devem ser impressos em três vias, assinadas pelo aluno e pela parte concedente do estágio e posteriormente submetido à análise e aprovação da CAE.

Cadastro de Empresas

Realizamos divulgação das oportunidades de estágio / emprego oferecidas por empresas cadastradas no campus Fortaleza.(formulário de cadastro(formulário de divulgação) Elas serão fixadas em nossos quadros de aviso e em nossa página noFacebook.

Instituto Federal do Ceará- campus de Fortaleza
CAE - Coordenadoria de Acompanhamento de Estágios