Você está aqui: Página Inicial > EaD > Notícias > Instituto Federal do Ceará lança novo portal

Notícias

Instituto Federal do Ceará lança novo portal

Nova página segue identidade digital padrão do Poder Executivo Federal
publicado: 18/01/2016 15h19 última modificação: 27/04/2016 10h27

Uma nova identidade digital, mais moderna e interativa, para uma instituição de 107 anos de existência. Desde esta segunda-feira, 18, está no ar o novo portal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Com novos layout, sistema e arquitetura da informação, a nova página visa estreitar ainda mais o relacionamento da instituição com estudantes, servidores, futuros alunos e a comunidade, de maneira geral.

Os novos layout e arquitetura da informação do novo portal do IFCE estão de acordo com a identidade padrão de comunicação digital do Poder Executivo Federal, estabelecida pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom). Entre suas principais vantagens está a responsividade, ou seja: o site se adapta automaticamente à plataforma de acesso utilizada, seja ela tablet, smartphone, notebook ou computador desktop.

O novo portal tem várias outras novidades, como a convergência das informações das páginas da reitoria e dos campi em um site único, páginas específicas das pró-reitorias, acesso direto à página de sistemas eletrônicos, maior destaque aos serviços ofertados pela instituição e integração com todas as mídias sociais oficiais do Instituto.

A construção do novo portal do IFCE foi gestada ao longo dos últimos 12 meses, num trabalho conjunto das equipes de comunicação e de tecnologia da informação da reitoria e dos campi, sob a gerência do Departamento de Comunicação Social e da Diretoria de Tecnologia da Informação.

Para isso, a reitoria constituiu um grupo de trabalho com a participação de comunicadores e profissionais de TI da reitoria e dos campi. Várias reuniões e treinamentos presenciais foram realizados. Além disso, dois manuais práticos foram editados e 19 videotutoriais foram gravados, a fim de orientar as equipes de implantação da página.

Nova plataforma
A operação do novo portal também tornou-se mais funcional e seguro, graças à adoção do sistema Plone, um Sistema Gerenciador de Conteúdo (CMS, na sigla em inglês) livre e de código aberto. A ferramenta tem funcionalidades, sem a necessidade da construção de códigos complexos em linguagem de programação.

O trabalho de atualização do novo portal do IFCE prosseguirá ao longo das próximas semanas, com a implantação das páginas dos campi que ainda não migraram para a identidade digital padrão do governo federal, a conclusão das páginas dos cursos e o término da reestruturação da página de editais.

Acesso aos e-mails e demais sistemas

O acesso aos sistemas eletrônicos do IFCE, entre eles o e-mail institucional, no novo portal está muito fácil. Basta clicar na opção Sistemas, na barra de menus superior da página e, em seguida, acessar o sistema de interesse. No caso do Sistema Acadêmico, também será possível acessar pelo menu vertical, do lado esquerdo da página.