Você está aqui: Página Inicial > EaD > Notícias > Especialização faz vivência em Educação Inclusiva

Especialização faz vivência em Educação Inclusiva

Prática “Deficiente por um dia” é realizada com alunos da Especialização em Formação Pedagógica
publicado: 24/05/2016 00h00 última modificação: 24/05/2016 10h54

A Especialização em Formação Pedagógica para Docência da Educação Profissional e Tecnologia realizou, no dia 19 de maio, no campus de Fortaleza, uma prática de vivência com os alunos da disciplina de Educação Inclusiva.
A prática foi realizada com o objetivo de sensibilizar os professores, que estão como alunos deste curso, para questões como as dificuldades que alunos portadores de alguma deficiência encontram para se apropriarem de seu espaço de estudo. A Vivência foi uma experiência conhecida como "deficiente por um dia", na qual os alunos são vendados e guiados por outros alunos, para experimentar a sensação de um deficiente visual, e também utilizando cadeiras de rodas, experimentando a sensação de um cadeirante.
Para o professor da disciplina, Amilton Marques, essa prática foi importante para que os alunos percebam quais são as sensibilidades e limitações, enquanto educadores, para receber e compreender os mecanismos que precisamos ter/desenvolver para atendermos de forma eficaz alunos com necessidades educacionais diferenciadas. Segundo Amilton, a receptividade dos alunos foi muito positiva.