Você está aqui: Página Inicial > EaD > Diretoria de Educação a Distância > A Diretoria de EaD

A Diretoria de EaD

por IFCE publicado 16/07/2015 16h21, última modificação 05/04/2016 10h52

Em 2007, o Instituto Federal do Ceará criou a Diretoria de Educação a Distância (DEaD), com uma equipe modesta de três pessoas, em uma única sala com apenas um computador, a DEaD ofertava dois cursos de graduação na modalidade semipresencial, Licenciatura em Matemática e Tecnologia em Hotelaria, através do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), do governo Federal, na época com apenas 400 vagas, em cinco polos distribuídos em quatro municípios: Quixeramobim, Limoeiro do Norte, Caucaia e Ubajara. Com o passar dos anos, a DEaD foi ampliando os número de cursos, a quantidade de vagas e também de polos no interior do estado.

Mesmo com todos os desafios encontrados pela frente, como espaço físico, rotatividade da equipe, questões de recursos e investimentos, hoje, a EaD do IFCE conta com um grupo com mais de 80 colaboradores, divididos em equipes pedagógica, institucional, financeira, tecnológica e de recursos humanos, que atuam nos núcleos de Fortaleza, Juazeiro do Norte, Crato, Iguatu, Maracanaú e Quixadá. Oferta vagas nos cursos de graduação em Tecnologia em Hotelaria, Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Educação Profissional, Científica e Tecnológica, através da UAB; cursos técnicos de Agronegócio, Automação Industrial, Edificações, Comércio, Eletrotécnica, Informática, Meio Ambiente, Química, Redes de Computadores, Segurança do Trabalho, Infraestrutura Escolar, Secretariado Escolar, Alimentação Escolar e Multimeios Didáticos, através da rede Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec), sendo esses quatro últimos do Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas do Ensino Público (Profuncionário), que oferece formação técnica em nível médio aos servidores efetivos das redes públicas de educação básica do Ceará.

Os alunos de Educação a Distância do IFCE têm aulas através do ambiente virtual moodle, onde interagem com os professores, tutores e outros alunos, mas apesar da vantagem de estudar em qualquer lugar através da internet, os alunos também assiste aulas presenciais aos sábados, nos polos de apoio, onde encontram estruturas adequadas para seus estudos, como bibliotecas, computadores e tutores presenciais. Ao final do curso, os alunos recebem diplomas e certificados com validade igual ao de qualquer curso presencial.

Desde quando a DEaD foi criada, em 2007, até hoje ja foram ofertadas 2.820 vagas para graduações, 5.710 vagas para cursos técnicos e 1.148 vagas para especializações. Juntamente com a oferta de formações e capacitações, a DEaD já soma um número de 12.459 vagas ofertadas.