Você está aqui: Página Inicial > Crato > Notícias > Sistema para catalogação de fósseis é apresentado ao GeoPark Araripe

Notícias

Sistema para catalogação de fósseis é apresentado ao GeoPark Araripe

publicado: 06/06/2013 00h00, última modificação: 10/03/2016 13h52

Na última quinta-feira pesquisador e alunos bolsistas do Laboratório de Sistemas de Informação (LaIS - Laboratory of Information Systems) do campus Crato apresentaram o sistema FossilGeoLib à equipe do GeoPark Araripe. Esse sistema está em desenvolvimento e tem sido financiado por editais de apoio a pesquisa do próprio Instituto Federal.

O FossilGeoLib permite a catalogação e consulta dos dados relativos aos fósseis extraídos na região, utilizando de forma eficaz os dados relativos ao local e data de extração dos fósseis. Através da parceria que está sendo firmada entre o campus Crato e o Geopark Araripe será possível disponibilizar na Web dados sobre os fósseis que são extraídos na Bacia Sedimentar do Araripe.

O sistema será acessível através da Web, utilizando um navegador de Internet, ou então, por meio de um dispositivo móvel que possua o sistema operacional Android. Dessa forma, será possível registrar dados sobre um determinado fóssil utilizando um smartphone que permitirá armazenar dados acerca do local e hora da extração, assim como registrar imagens do material coletado.

O prof. Yuri Lacerda, coordenador do projeto, ressaltou que "Uma ferramenta como esta permitirá que pesquisadores de todo o mundo tenham acesso a esses dados, podendo utilizá-los em pesquisas científicas. Isso possibilitará trazer novas parcerias e investimentos para a região. Além disso, a divulgação desses materiais na Web ajudará na valorização e preservação dos materiais encontrados na Bacia Sedimentar do Chapada do Araripe".

Site do LaIS: https://sites.google.com/site/laisifce