Você está aqui: Página Inicial > Crato > Notícias > Crato: seminário debate produção sustentável de leite

Notícias

Crato: seminário debate produção sustentável de leite

O evento ocorre no dia 17 e é uma parceria entre Embrapa e IFCE
por publicado: 11/10/2016 12h03 última modificação: 11/10/2016 13h10

Na próxima segunda (17), o campus de Crato do IFCE será palco do II Seminário sobre Produção Sustentável de Leite no Nordeste, uma iniciativa da Embrapa em parceria com o campus. No evento, que ocorre de 8h as 17h, o objetivo é discutir e compartilhar tecnologias e estratégias de plantio, manejo e uso da palma forrageira para a alimentação de rebanhos bovinos do semiárido. O seminário é gratuito e as inscrições podem ser feitas no início do evento, a partir de 8h.

O Nordeste corresponde a 12,59% da produção de leite de vaca do Brasil, país que é o quarto maior produtor no cenário mundial. Segundo os organizadores do evento, a produtividade está aquém da média nacional. Isso acontece, principalmente, pela alimentação deficiente dos rebanhos no período de seca. Para mudar essa realidade, o desafio é fazer com que o conhecimento científico desenvolvido na área possa chegar aos produtores do campo.

PARCERIA
A parceria com a Embrapa não é uma novidade no campus. Em 2016, por exemplo, outras sedes da instituição estiveram presentes no estande do IFCE na Expocrato. O campus também desenvolve projetos contínuos com a Embrapa Caprinos e Ovinos, de Sobral, como a distribuição de manivas de mandioca a agricultores da região do Cariri.

Um dos organizadores do seminário, o professor de Zootecnia Messias Alves explica que outras ações serão realizadas para qualificar produtores e técnicos em Agropecuária sobre o uso da palma na alimentação do gado: "A parceria com a Embrapa é de extrema importância para o Instituto e para a região, porque vai capacitar produtores e ajudar na formação dos alunos".

Programação
8h – Inscrições
9h – Abertura
10h – Milk Break
10h30 – palestra 1: Palma na alimentação de bovinos leiteiros
12h – Almoço
13h30 - Sessão – Palma forrageira como fornecedora de nutrientes e água aos rebanhos
Palestra 2: Produção, conservação e oferta de água e nutrientes via palma forrageira
14h30 – Coffee Break
15h - Palestra 3 – Unidade de produção intensiva de palma forrageira
16h - Mesa Redonda – Palma forrageira como recurso forrageiro para os rebanhos leiteiros do Cariri Cearense
Palestra 4 Caracterização dos sistemas de produção de palma e de produção de leite no Cariri Cearense