Você está aqui: Página Inicial > Crato > Notícias > Semana de Zootecnia começa com destaque para pesquisa

Notícias

Semana de Zootecnia começa com destaque para pesquisa

Palestra abordou ações de pesquisa do IFCE
publicado: 07/06/2016 12h50 última modificação: 07/06/2016 15h57

A quinta edição da Semana de Zootecnia do campus de Crato começou na manhã desta terça-feira, 7, com palestra sobre a pesquisa no IFCE. O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto, professor Auzuir Ripardo Alexandria, falou sobre o estímulo e a importância do desenvolvimento tecnológico e da inovação.

Para o pró-reitor, é fundamental que os estudantes se envolvam nas atividades de pesquisa desenvolvidas na instituição: "A pesquisa, o ensino e a extensão são ferramentas para a educação mais ampla. Através da pesquisa aplicada, do desenvolvimento tecnológico e da inovação, nós podemos contribuir para a sociedade com novos produtos e processos. A participação dos alunos nesse processo é importante porque eles saem mais capacitados para atuar no mercado".

Outro tema abordado na abertura foi o histórico da Zootecnia no Brasil, curso que em 2016 completa 50 anos de criação no país. Os marcos legais e as perspectivas da profissão foram tema de palestra do professor João Paulo Arcelino, do campus de Crateús.

A programação da Semana de Zootecnia continua quarta e quinta-feira, com palestras e minicursos. O evento debate ainda o mercado de trabalho para o zootecnista e a atual conjuntura da pecuária no Ceará. A ética na produção e na pesquisa com animais também será debatida na quinta-feira, 9, com mesa redonda. A parte prática fica por conta dos minicursos, no horário da tarde. Os estudantes terão a oportunidade de aprender mais sobre temas como a experimentação estatística na Zootecnia e o julgamento de ovinos e bovinos.