Você está aqui: Página Inicial > Crato > Notícias > Programação especial celebra o Dia do Zootecnista

Notícias

Programação especial celebra o Dia do Zootecnista

Em 2016, o curso comemora 50 anos no Brasil
publicado: 12/05/2016 09h16 última modificação: 12/05/2016 09h31
Exibir carrossel de imagens Arquivo Em 2015, a Semana da Zootecnia teve palestras e mini-cursos

Em 2015, a Semana da Zootecnia teve palestras e mini-cursos

Para celebrar o Dia do Zootecnista, uma parceria entre o curso de Zootecnia do IFCE campus Crato e seu Centro Acadêmico (CAZOO) promove uma programação especial na sexta-feira, 13. As palestras abordarão temas como nutrição de ruminantes e a Zootecnia na região do Cariri.

O dia 13 de maio foi escolhido como Dia do Zootecnista por marcar a aula inaugural da primeira graduação na área no Brasil, na PUC do Rio Grande do Sul, em 1966. Em 2016, a comemoração é ainda mais especial, em ocasião dos 50 anos do curso.

Para o coordenador do curso no IFCE Crato, professor Messias Alves, esse é também um momento de refletir sobre os caminhos e sobre a importância da profissão: "É uma data simbólica que merece além do louvor e dos parabéns, uma reflexão sobre a importância dessa profissão para a produção animal no Brasil. É um profissional que vai ajudar a produzir para nós um alimento de qualidade, como leite, carne e ovo, para atender a demanda dos seres humanos. Nós da Zootecnia buscamos isso."

"É um evento histórico, não podemos deixar esses 50 anos passarem em branco", afirma Gilmar Amaro, presidente do CAZOO. Gilmar, que está no oitavo semestre, explica que a Zootecnia já fazia parte da sua vida antes mesmo de começar o curso: "Fui criado em um sítio e sempre gostei de animais. Eu queria trabalhar com animais. Quando conheci o que é Zootecnia, que é produção animal, percebi que já fazia isso".

A graduação em Zootecnia no IFCE campus Crato foi criada em 2010 e formou sua primeira turma em 2015. Durante dez semestres, os estudantes passam por disciplinas como anatomia, nutrição e produção de bovinos, caprinos e aves, entre outros animais. No campus, o curso tem 202 alunos.

As comemorações do jubileu de ouro da Zootecnia no Brasil continuam no campus com a Semana da Zootecnia, de 7 a 10 de junho.

PROGRAMAÇÃO
13 de maio, sexta-feira
8h – Abertura oficial, com a direção e os coordenadores
8h30 – Posse simbólica do colegiado
9h – Intervalo
9h20 – Palestra: Avanços na nutrição de ruminantes
Com: Carlos Eduardo Alencar, zootecnista e coordenador técnico-comercial Bovinos Nordeste NUTRON
11h – Intervalo para almoço

13h15 – Palestra: Papel do Conselho de Medicina Veterinária e Zootecnia
Com: Samuel Costa Tomaz de Sousa
14h30 – Mesa redonda: As perspectivas do zootecnista na região do Cariri
15h15 – Encerramento e comemoração dos 50 da Zootecnia

registrado em:
Assunto(s): Zootecnia