Você está aqui: Página Inicial > Crato > Notícias > Professor e estudantes do campus de Crato representam IFCE no VI JIFS

Notícias

Professor e estudantes do campus de Crato representam IFCE no VI JIFS

Jogos dos Institutos Federais ocorrem de 6 a 11 de setembro
publicado: 29/08/2016 08h45 última modificação: 30/08/2016 08h20
Foto: Arquivo Os pré-convocados participaram de treinamento.

Os pré-convocados participaram de treinamento.

O campus de Crato estará bem representado na delegação do IFCE que participa da sexta edição dos Jogos dos Institutos Federais – Região Nordeste (JIFs). Quatro estudantes e um professor do campus foram convocados para a competição. O torneio ocorre de 6 a 11 de setembro em João Pessoa, na Paraíba, e classifica para a competição nacional, que será realizada de 4 a 9 de outubro, em Brasília.

Raul de Souza Campos, Ismael Fideles Monteiro e José Tayfson Conrado foram convocados para o time masculino de futsal. Já Maria Lindervânia Pajeú faz parte do time feminino da modalidade.

O bom desempenho das equipes de futsal do Crato nos jogos entre os campi do IFCE credenciou o professor Carlos Cândido à vaga de treinador da equipe masculina do Instituto. Ele também é auxiliar técnico do time feminino. "Como o Crato vem todo ano tendo boa participação, sendo quatro vezes campeão, fui convidado para ser o treinador". Técnico e atletas esperam fazer uma boa participação no torneio regional.

Segundo o professor Cândido, a participação traz benefícios aos estudantes: "O esporte é de suma importância na formação do aluno, no aspecto físico, social, mental. A competição é uma possibilidade de conhecer outra região, de interagir com alunos de outros campi". O coordenador do Departamento de Educação Física e Esporte do IFCE, Kléber Ribeiro, concorda. Para ele, "realizar intercâmbio sociocultural, desenvolver e aprimorar a liderança, capacidade de trabalho em grupo e a responsabilidade" estão entre os principais objetivos.

Um dos convocados, o goleiro Ismael Fideles, de 18 anos, começou no futsal há apenas um ano, mas já consegue perceber a diferença. "É uma oportunidade única. Aqui a gente vem para estudar, mas precisa aprender também a se distrair, dividir as tarefas para estudo e esporte. Eu consegui conciliar as duas coisas. O esporte fez muita diferença na minha vida, me ajudou a ficar mais calmo e a estudar melhor".

Os jogos
O IFCE participa dos JIFS nas seguintes modalidades: basquetebol masculino e feminino, futebol masculino, futsal masculino e feminino, handebol masculino e feminino, natação masculina e feminina, tênis de mesa masculino e feminino, voleibol masculino e feminino e xadrez masculino. No total, 122 alunos representam o Instituto na competição. Ribeiro explica que o objetivo é classificar todas as equipes entre as cinco melhores da região e conquistar o título em, pelo menos, duas modalidades.

Segundo Ribeiro, a qualidade da participação do IFCE no torneio vem crescendo não só em termos quantitativos, mas também no nível técnico dos atletas, porque o esporte passou a ser uma política da Instituição: "O IFCE já é destaque no cenário dos IFs Nordeste, tanto em estrutura de participação, como em nível técnico. Nas modalidades de natação e handebol somos sempre favoritos à disputa do título. Somos atuais campeões brasileiros de natação, na rede federal", detalha.

Assunto(s): Esporte