Você está aqui: Página Inicial > Crato > Notícias > Parcerias movimentam stand do IFCE na Expocrato

Notícias

Parcerias movimentam stand do IFCE na Expocrato

Embrapa e IFPI fazem parte da programação
por publicado: 13/07/2016 08h32 última modificação: 15/07/2016 08h49

Parte da programação do IFCE campus Crato para a Expocrato 2016 foi planejada em conjunto com outras instituições. É o caso do Dia de Campo "Desafios e Estratégias para produção de volumoso em condições de sequeiro", uma parceria com a Embrapa, que ocorre na Unidade de Extensão e Pesquisa do próprio IFCE, na manhã de quarta-feira (13).

A Embrapa também promoverá cursos durante a semana, que ocorrem no campus. Na terça, o curso é de processamento agroindustrial de amendoim e gergelim. Já na quarta e na quinta, os cursos são de boas práticas de fabricação e produção de queijo coalho artesanal e de processamento agroindustrial de frutas e hortaliças.

As inscrições para os cursos e o Dia de Campo são gratuitas e realizadas no stand do IFCE na Expocrato. Para a quarta (13), são 125 vagas divididas em cinco estações simultâneas. Quatro Embrapas fazem parte da parceria: Agroindústria Tropical, Semiárido, Caprinos e Ovinos e Meio-norte.

Outro aliado na programação do stand do IFCE na edição desse ano é o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), que trouxe professores e estudantes para participar do evento e ministrar palestras no stand.

Para o professor Carlos Pedro Costa, coordenador do curso de Fruticultura no IFPI campus Oeiras, a Expocrato é o local ideal para o intercâmbio entre os alunos das duas instituições: "Nós temos professores dando palestras com os alunos, além de toda a programação. Acredito que esta troca de conhecimento é importante para ambos os institutos".

Estudante curso de fruticultura do IFPI e estagiário do professor Costa, Domingos Edson Ferreira aprovou a experiência. "Estou gostando de estar aqui no Crato, nunca tinha vindo. Já assisti a duas palestras, aprendi sobre o preparo do leite e um pouco mais sobre a cultura do milho". Aluno e professor apresentaram palestra sobre irrigação e cultura do maracujá, um projeto desenvolvido no campus de Oeiras.

A participação do campus na Expocrato faz parte de um projeto de extensão coordenado pelo professor Marcus Góes. Para o professor, as parcerias estreitam laços e beneficiam a todos: "Os colegas vêm enriquecer nossa programação e trazer um pouco do que estão fazendo em cada instituição", afirma.

Assunto(s): Educação