Você está aqui: Página Inicial > Crato > Notícias > Parceria garante estágio para estudantes do IFCE Crato

Notícias

Parceria garante estágio para estudantes do IFCE Crato

Para os estagiários, a experiência permite crescimento profissional e pessoal
publicado: 18/03/2016 14h57 última modificação: 21/03/2016 11h53
Exibir carrossel de imagens Foto: Geo Brasil O estágio é uma parceria entre o campus e a Agrobrás

O estágio é uma parceria entre o campus e a Agrobrás

Oito técnicos em Agropecuária recém-formados pelo IFCE campus Crato tiveram a oportunidade de ampliar o aprendizado de três anos do curso integrado. Eles foram selecionados para estágio de um mês na Agrobrás, um grupo empresarial com sede no município de Casa Nova, na Bahia, que produz manga e uva para o mercado interno e para exportação.

Emanuel Lima e Silva, Danilo França, Jorge Nuvens, Welivan Ramalho, Luís Ricardo Silva, Jaílton Francisco Gomes, Antônio Natanael Santos e Jacques Leandro concluíram o curso técnico integrado em 2015 e participaram de um processo seletivo organizado pela empresa. Alojados na Agrobrás durante o mês de março, eles se dividiram entre quatro das cinco empresas que fazem parte do grupo. O estágio contou com atividades nos setores de produção de manga e uva.

Agora técnicos, eles colocaram em prática o conhecimento adquirido no Instituto. Danilo França estagiou na packing house, o local que recebe e processa as frutas antes da distribuição. Ele explica que observava a aparência e o estado de maturação das frutas, além de identificar pragas e doenças. Para França, a experiência foi além da técnica no campo. Ele começou a aprender como funciona o gerenciamento de equipes. "Aprendi também sobre como administrar as pessoas. Se eu chegar algum dia a trabalhar numa área que também tenha que administrar, já vou levar essa experiência".

O estágio é uma oportunidade de ingressar no mercado de trabalho e de entender melhor a profissão. É o que acredita Jorge Nuvens, que estava no setor de produção das uvas: "É uma oportunidade ímpar na minha vida, pois estou saindo direto da escola para o estágio em uma empresa se renome, que dá a oportunidade de conhecer mais sobre a área técnica".

Professor das disciplinas de Fruticultura e Irrigação e Drenagem, Gauberto Barros é o responsável pelo acompanhamento dos estagiários. Durante os dias 15 e 16 de março, ele visitou alguns dos antigos estudantes para avaliar o estágio. Barros ficou satisfeito com o que viu na empresa e o que ouviu de supervisores e dos próprios estagiários: "É uma experiência nova. Eles estão adquirindo novos conhecimentos, conhecendo novas pessoas, novos métodos de trabalho".

O gerente técnico do grupo empresarial é Genivaldo Sales de Sena, responsável pela supervisão dos técnicos. Ele também avalia a experiência de forma positiva: "Eles estão se mostrando pessoas interessadas. Pelo que nós estamos sentindo, eles querem se aprimorar na área, e isso é muito importante para a gente". A parceria está dando tão certo que os estagiários já têm possibilidade de contratação.

Mais do que uma chance de entrar para o mercado de trabalho, o estágio foi considerado por todos como uma oportunidade de crescimento pessoal. Segundo o professor Barros, a colaboração entre o campus e instituições privadas, como é o caso da parceria com a Agrobrás, é fundamental para a formação acadêmica e cidadã dos estudantes. "Servirá muito para diminuir a insegurança no futuro profissional, além do crescimento humano". Foi o que aconteceu com Emanuel Lima, que trabalhou no plantio de manga. Apesar de ainda não ter terminado, a experiência já serviu para consolidar o desejo de trabalhar com agricultura: "Aqui, aprendi muitas coisas sobre a manga, como tempo de colheita, adubação, irrigação. Eu acho muito bom o trabalho no campo, e é esse trabalho que eu quero".

A parceria entre Agrobrás e IFCE campus Crato faz parte de uma política de integração entre Instituto e sociedade e deve continuar por mais quatro anos.