Você está aqui: Página Inicial > Crato > Notícias > Mestrandos participam da terceira semana de formação

Notícias

Mestrandos participam da terceira semana de formação

Aulas ocorrem no campus do IFCE no Crato
publicado: 15/12/2016 10h09 última modificação: 15/12/2016 10h36
Geo Brasil A turma é composta por 30 servidores do IFCE

A turma é composta por 30 servidores do IFCE

De 12 a 16 de dezembro, os alunos da turma do mestrado em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), oferecido em parceria com o campus de Crato do IFCE, participam da terceira semana de formação do ano. As aulas estão sendo ministradas no município cearense por professores da universidade carioca. A turma é formada por trinta servidores de seis campi do IFCE.

Nas aulas de quinta e sexta-feira, os professores José Roberto Linhares e Sandra Matos, da UFRRJ, abordarão a diversidade e a questão cultural na educação. "Vamos falar sobre os alunos repensarem a educação como meio de sustentabilidade, como meio de repensar o que já está posto em sala de aula", explica a professora. Para eles, a pedagogia da alternância, com as aulas ocorrendo em semanas de formação em ambas as instituições, é positiva porque possibilita uma troca mais ampla entre estudantes e professores.

A pedagoga Alaíde Régia Sena pesquisa quintais produtivos como elementos de educação contextualizada para a convivência com o semiárido. Ela explica que o objetivo é envolver os alunos do curso técnico em Agropecuária na questão dos quintais produtivos, para que estes possam ser vistos como mais um auxílio na formação dos futuros técnicos. Para a pedagoga, um dos pontos positivos da qualificação é essa possibilidade de integrar a pesquisa com o cotidiano de trabalho: "É um incentivo que considero excelente. É um mestrado acadêmico, voltado não só para a nossa formação como profissionais, mas também para dar a possibilidade de retorno para a instituição. A perspectiva é que tenha algo concreto, para que consigamos realizar muitas coisas a partir das nossas pesquisas e dos nossos trabalhos".