Você está aqui: Página Inicial > Crato > Notícias > Crato promove Semana de Zootecnia

Notícias

Crato promove Semana de Zootecnia

Evento celebra os 50 anos do curso no Brasil
publicado: 03/06/2016 07h34 última modificação: 08/06/2016 11h56

O campus do Crato promove, de 7 a 9 de junho, a quinta edição da Semana de Zootecnia. O evento tem como tema "Zootecnia 50 anos: fortalecendo o campo e alimentando a cidade", para marcar o aniversário de fundação do curso no Brasil. A programação conta com palestras, mesas redondas e minicursos.

A trajetória da Zootecnia no Brasil, a situação da profissão na região do Cariri e a conjuntura da pecuária no Ceará, além da ética na produção e na pesquisa com animais, estão entre as temáticas debatidas. Os minicursos abordam questões como a experimentação estatística na Zootecnia, a importância da equitação na equinoterapia e o julgamento de bovinos de corte e de leite, entre outros.  

O coordenador do curso, professor Messias Alves, explica que o objetivo do evento é integrar o aluno com o curso e fortalecer a formação oferecida. "É um momento de extrema importância para a formação do aluno, em que ele vai ter uma vivência maior sobre o que é realmente o mercado de trabalho. É o momento em que ele vai discutir seu conhecimento na prática."

O desenvolvimento da Zootecnia, explica o professor, é responsável por grande parte do progresso na criação animal. Os avanços dos últimos 50 anos permitiram aumentar a produtividade e reduzir o tempo de produção, sem esquecer das preocupações com a preservação do meio ambiente e o bem-estar animal. Dessa forma, outro objetivo é divulgar melhor o curso e a profissão, fundamental para a produção agropecuária. "Queremos que o produtor rural conheça a Zootecnia, saiba o que é o curso, o que se faz, quem é o profissional e, principalmente, reconheça e valorize a profissão. Quando o produtor tiver esse reconhecimento, vai perceber que o zootecnista é indispensável."

Estudantes da Urca, UFCA, UVA e do campus de Crateús do IFCE  também participam do evento, além de representantes de Ematerce, Adagri e Sebrae.

Zootecnia no IFCE

Criada em 2010, a graduação em Zootecnia do campus do Crato do IFCE tem duração de dez semestres e hoje conta com 202 estudantes, que vêm de toda a região do Cariri e até de outros estados. Um dos diferenciais do campus é a fazenda, que tem os seguintes setores produtivos: bovinocultura, piscicultura, avicultura, apicultura, minhocultura, ovinocultura, caprinocultura, suinocultura e criação de codornas, além de uma fábrica de ração. O IFCE ainda dispõe  de uma graduação em Zootecnia no campus de Crateús.

PROGRAMAÇÃO

Terça-feira (07 de junho)
7h Credenciamento
8h Abertura oficial do evento
8h30 às 9h30 Palestra: A pesquisa no IFCE
Prof. Dr. Auzuir Ripardo Alexandria (Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFCE)
10hs às 11hs Palestra: Histórico da Zootecnia, marcos legais e perspectivas; 50 anos de Zootecnia no Brasil: Construindo os próximos 50 anos!
Dr. João Paulo Arcelino do Rêgo (Professor do IFCE campus Crateús)
13h30 às 15h Palestra: A atual conjuntura da Pecuária no Ceará
Márcio José Alves Peixoto (Coordenador de Pecuária da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará)
15h às 15h30 Coffee break
15h30 às 17h Mesa redonda: A Zootecnia no Cariri
EMATERCE, ADAGRI, SEBRAE, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Secretários de agricultura e Câmeras de Vereadores.

Quarta-feira (08 de junho)
8h O Zootecnista e o mercado de trabalho
Raimundo José Couto dos Reis Filho (Presidente da Comissão de Educação da Zootecnia do CRMV/CE)
9h às 9h30 Coffee break
9h30 às 11hs Palestra: Sistemas Integrados de Produção: A Integração Lavoura Pecuária como opção para a terminação de borregos no semiárido brasileiro.
Dr. João Paulo Arcelino do Rêgo (Professor do IFCE campus Crateús)

Quinta-feira (09 de junho)
8h O agronegócio da pecuária no Cariri
Luiz Gonzaga de Melo Neto
9h às 9h30 Coffee break
9h30 às 11h Mesa redonda: Ética na produção e pesquisa com animais.
Comitês de ética e Representante do CRMV

Minicursos
08 e 09 de junho (13h30 às 17h)
A importância da equitação na equinoterapia (20 vagas)

A experimentação estatística na Zootecnia (20 vagas)

Julgamento de ovino (20 vagas)

Noções de exteriores e julgamento de bovino de corte e leite (20 vagas)

Resenha de cavalos quarto de milha (20 vagas)

 

registrado em:
Assunto(s): Zootecnia