Você está aqui: Página Inicial > Crato > Notícias > Estudantes participam de dia de campo na Embrapa

Notícias

Estudantes participam de dia de campo na Embrapa

Alunos aprenderam sobre melhoramento genético e manejo sanitário de rebanhos
publicado: 24/05/2016 11h13, última modificação: 24/05/2016 11h51
Colaboradores: Adilson Nóbrega (Embrapa Caprinos e Ovinos)
Exibir carrossel de imagens Foto: Marcus Góes 35 alunos de Zootecnia participaram do dia de campo.

35 alunos de Zootecnia participaram do dia de campo.

Na última sexta-feira (20), 35 estudantes do curso de Zootecnia do campus do Crato participaram de um dia de campo sobre melhoramento genético animal e práticas de higiene e profilaxia de rebanhos na Embrapa Caprinos e Ovinos, em Sobral.

Iniciativa dos professores Marcus Góes e Francinilda Araújo, a aula de campo envolveu estudantes das disciplinas de genética, do quarto semestre, e higiene e profilaxia, do sexto semestre. Para o professor Góes, atividades do tipo "promovem uma maior integração dos alunos, com otimização de recursos do campus, além de proporcionar aos discentes uma rica experiência de conhecer um centro de pesquisa da Embrapa, podendo despertar o interesse deles para virem futuramente a atuar como pesquisadores na área da pecuária".

Durante o dia de campo, os estudantes conheceram de perto os projetos de pesquisa desenvolvidos pela Embrapa na área de preservação de recursos genéticos de ovinos de raças localmente adaptadas, com os rebanhos Morada Nova e Somallis brasileiro. Eles observaram também a prática de funcionamento do Sistema de Gerenciamento de Rebanhos da Embrapa. Na área de higiene, os alunos conheceram as recomendações da Embrapa para o controle de doenças que causam impacto na produtividade de rebanhos.

Para os estudantes, um dos pontos de destaque foi o projeto de pesquisa sobre compostagem de carcaças, que chamou a atenção da turma. Hildeberto Nergino, aluno do sexto semestre, achou o projeto interessante. "É uma novidade e uma prática muito interessante você aproveitar dejetos e carcaças, que podem poluir solo ou água, para transformar em adubo", ressaltou ele. Já Thays Holanda, também do sexto semestre, pretende desenvolver o trabalho de conclusão de curso nesse tema.

registrado em: ,
Assunto(s): Educação