Você está aqui: Página Inicial > Crato > Notícias > Estudantes farão intercâmbio no Canadá

Notícias

Estudantes farão intercâmbio no Canadá

Aderbal Filho e Bruno Xavier participam do IFCE Internacional
publicado: 03/02/2017 11h46, última modificação: 06/02/2017 12h01
Exibir carrossel de imagens Aderbal está no sexto semestre de Sistemas de Informação

Aderbal está no sexto semestre de Sistemas de Informação

A chance de realizar um sonho chegou para dois estudantes do campus do IFCE no Crato. Através do IFCE Internacional, programa que oferta bolsas de mobilidade internacional para alunos do Instituto, Aderbal Filho, do curso de Sistemas de Informação, e Bruno Xavier, de Zootecnia, farão seis meses de intercâmbio no Canadá em 2017. A previsão é de que eles embarquem em maio ou agosto, meses em que se iniciam os trimestres letivos nas universidades canadenses.

Essa é a primeira viagem internacional dos estudantes, que estão empolgados. Para Bruno, essa é a oportunidade de realizar um sonho: "Sempre foi meu sonho, desde a infância, conhecer um país que falasse língua inglesa. Eu decidi sem hesitação participar do edital". O desejo de algum dia sair do Brasil também fazia parte dos sonhos de Aderbal: "Eu tinha muito interesse de viajar internacionalmente e tentar conquistar um conhecimento a mais, pegar alguma dessas informações [que consegui], trazer para o Brasil e tentar aplicar aqui".

No processo de seleção, eles passaram por uma análise do coeficiente de rendimento acadêmico e precisaram escrever uma carta de motivação em inglês, explicando por que deveriam ganhar a bolsa. Além disso, passaram também por um exame de proficiência no idioma. O Canadá não é um país desconhecido pelos estudantes, mas, à medida que a viagem se aproxima, a vontade de saber mais aumenta: "Já conhecia um pouco sobre o país, mas depois que passei comecei a pesquisar mais na internet sobre o clima, sobre as pessoas, para já chegar com uma adaptação boa lá", diz Bruno. Aderbal Filho também diz ter boas impressões sobre o lugar: "Pelo que eu ouvi falar, é um país muito gentil".

As expectativas são grandes, e Bruno e Aderbal já fazem planos para o tempo que passarão fora. Eles querem se aprimorar nas suas áreas, mas aprender a língua inglesa e conhecer novos lugares também estão entre os principais objetivos: "Eu quero melhorar meu desempenho no curso, aprender mais e mais por lá. Mas também é muito bom a expectativa de aprender melhor o idioma", diz Aderbal. "Vou poder ter uma nova perspectiva do meu curso, em um lugar com um clima diferente, uma cultura diferente. Além disso, pretendo conhecer algumas cidades do Canadá e mais sobre a própria cultura. Vai ser bem interessante e bem legal ter essa visão do Canadá", afirma Bruno.

O IFCE Internacional é um programa coordenado pela Assessoria de Relações Internacionais (Arinter) do Instituto, órgão que tem como objetivo estabelecer relações entre o IFCE e diversas instituições de ensino, pesquisa e extensão de todo o mundo. Por meio de programas e parcerias, a Arinter manda anualmente estudantes para intercâmbio fora do país.

Na nossa página no facebook, você pode conferir os estudantes falando um pouco mais sobre os objetivos e as expectativas para esse novo desafio.