Você está aqui: Página Inicial > Crato > Notícias > Estudantes de SI organizam minicursos na Sematec

Notícias

Estudantes de SI organizam minicursos na Sematec

Professores e alunos são responsáveis pelos minicursos e palestras
publicado: 20/10/2016 19h59 última modificação: 21/10/2016 08h41

O IFCE de Crato também é tecnologia, e, na vigésima edição da Sematec, os estudantes e o público externo contam com palestras e minicursos da área de informática, que são organizados e ministrados pelos próprios alunos do curso. João Willamy, estudante de Sistemas de Informação, conta sobre a experiência de participar desta edição do evento. “A Sematec é de alunos para alunos, e a gente sentiu a necessidade do curso ter mais práticas. Então os alunos que estão em semestres mais avançados passam conhecimento para os semestres iniciais nesses minicursos, e é muito bom porque a gente leva para a prática o que vemos de forma mais teórica nas aulas, além de ter contato com o que é aplicado no mercado de trabalho.”

João faz parte do Centro Acadêmico do curso de Sistemas, assim como Mayke Arrais, e eles ministram a oficina Google Hacking. Mayke diz que o diferencial das oficinas é que são de estudantes para outros estudantes: “A gente sabe as nossas dificuldades, então fica mais fácil de ajudar e explicar de maneira mais simples pra quem está fazendo a oficina. Pensamos em algo mais prático para fugir da rotina, e também para ajudar a divulgar o curso tanto aqui dentro do instituto quanto fora.” 

O professor David Duarte é responsável pela organização do evento, e afirma que a ideia de tornar os alunos responsáveis pelos minicursos foi para envolvê-los na organização do evento. “Muitos deles têm experiência em alguma área da informática que podem passar para os colegas. Além dos cursos, também temos alunos ministrando palestras com temas escolhidos por eles, e dessa liberdade de escolha surgiram temas muito bons, como Tecnologia e Acessibilidade e Inteligência Artificial, por exemplo”, conta David.

O encerramento da área de informática da Sematec acontece nesta sexta-feira (21/10), a partir das 18h30, e conta com um concurso de dança, jogos de carta e videogame, além de duas bandas de música.

Sematec
A vigésima edição da Semana Tecnológica do campus de Crato tem programação extensa, com cursos nas áreas de Agropecuária e Informática. São cursos de apicultura, jardinagem e paisagismo, formulação de ração para bovinos e produção de insumos orgânicos, entre outros. Para a área de Informática, há cursos de inteligência artificial, programação e robótica educacional, por exemplo. A programação completa está disponível no link.

Programação dos minicursos de informática

Introdução ao Desenvolvimento Web – 17 a 21/10 – manhã
Introdução a Latex – 17 e 18/10 – tarde
Programação Web Cliente-side – 17 e 18/10 – tarde
AI SIM – artificial intelligence simplified – 19 e 20/10 – tarde
Desenhando com Javascript e P5JS – 19 e 20/10 – tarde
Google Hacking - O lado negro da força – 21/10 – tarde
Arduino Básico – 21/10 – tarde
Introdução ao Angular JS e Node JS – 17 a 21/10 – tarde