Você está aqui: Página Inicial > Crato > Notícias > Crato garante vaga na etapa nacional da Maratona de Programação

Notícias

Crato garante vaga na etapa nacional da Maratona de Programação

VITÓRIA REGIONAL

Estudantes de Sistemas ganharam a etapa regional
publicado: 11/09/2017 13h26 última modificação: 11/09/2017 14h26
Exibir carrossel de imagens Foto: Yuri Lacerda Equipe Access Violation foi a vencedora.

Equipe Access Violation foi a vencedora.

A equipe Access Violation, formada por alunos do curso de Sistemas de Informação do campus de Crato do IFCE, garantiu vaga para a etapa nacional da Maratona de Programação, evento que ocorre nos dias 11 e 12 de novembro em Foz do Iguacu, no Paraná. A equipe venceu a etapa regional da Maratona, sediada pelo campus no último sábado (9).

Trinta e nove estudantes, divididos em 13 equipes, participaram da competição. Além do campus de Crato, o campus de Cedro do IFCE, o campus de Russas da Universidade Federal do Ceará e a Faculdade Paraíso (FAP), em Juazeiro do Norte, também tiveram representantes na disputa. Os estudantes Marcelo Bezerra Gonçalves, Washington Fonseca Santos e Carlos Henrique Figueiredo Felipe formaram a equipe vencedora, que conseguiu resolver o maior número de problemas de programação. O segundo lugar ficou com a equipe Batatalha, da FAP, e o terceiro com a equipe Caverna do Pytão, da UFC.

Um dos integrantes do time vencedor, Marcelo explica que o entrosamento entre os colegas e a experiência na competição ajudaram a equipe: "A gente vem de uma crescente desde 2015, então achava que ia conseguir uma vaga esse ano. O principal desafio é você conhecer as limitações dos seus colegas de equipe, mas a gente já compete junto desde 2015 e esse não foi um problema tão grande. Fora isso, o fato de a prova ter um tempo de cinco horas também se torna um pouco cansativo, mas a cada ano a gente tá conseguindo lidar melhor com isso".

O campus já foi sede do evento em outras edições, e isso ajuda a criar uma cultura de participação em competições: "O maior benefício de a gente ir pra essa final é deixar de herança para o campus essa experiência quanto à competição", completa Marcelo.

O evento

A Maratona de Programação foi criada em 1996 para selecionar os participantes brasileiros de uma competição mundial de programação, a ACM International Collegiate Programming Contest. A competição promove nos alunos a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. Os competidores do time devem colaborar para descobrir os problemas mais fáceis, projetar os testes e construir as soluções que sejam aprovadas pelos juízes da competição.

No campus, a etapa é organizada por professores e alunos do curso de Sistemas de Informação. Um dos responsáveis pela organização, o professor Talles Brito explica que a Maratona promove interação entre professores e estudantes da área: "Do ponto de vista local também é bastante interessante, pois conseguimos trocar ideias e nos relacionar com outros alunos de outras instituições do Cariri. Apesar de ser uma competição, o evento também promove a integração entre pessoas de diferentes universidades. O dia da competição além de desafiante é bastante animado". 

Confira mais fotos e informações na página do evento no facebook.