Você está aqui: Página Inicial > Crato > Notícias > Estudantes vão eleger representação no Crato

Notícias

Estudantes vão eleger representação no Crato

Eleição para o Grêmio ocorre na terça-feira, 10
publicado: 05/05/2016 07h53 última modificação: 05/05/2016 08h17
Exibir carrossel de imagens Foto: Geo Brasil Chapa "Nossa Voz".

Chapa "Nossa Voz".

Na terça-feira (10), os estudantes do Ensino Técnico Integrado ao Médio do IFCE campus Crato colocam a cidadania em prática e vão às urnas para eleger os representantes do Grêmio Estudantil. Duas chapas concorrem à eleição, cada uma com 13 integrantes.

O professor Anselmo Santana faz parte da comissão eleitoral. Ele explica que a principal função do Grêmio é a representatividade dos alunos diante da comunidade escolar. Dessa forma, eles são representados em reuniões com a diretoria, podem participar de algumas decisões políticas e têm a oportunidade de organizar melhor a luta pelas melhorias que considerarem necessárias.

Candidata à presidência pela chapa "Nossa voz", Kalígia Siqueira está no terceiro ano do curso técnico em Agropecuária. Ela fez parte do Grêmio em 2014 e 2015 e quer dar continuidade às ações das gestões anteriores. Para Kalígia, o Grêmio "tem a missão de ser a voz do aluno dentro da Instituição. Somos um movimento muito importante, o movimento estudantil já conseguiu muitas coisas, e eu acredito que os alunos têm que ter uma voz".

Bianca Almeida é estudante do segundo ano do curso técnico em Agropecuária para Internet e candidata à vice-presidente pela chapa "Planejando o futuro". Ela concorre pela primeira vez e acredita na união dos estudantes: "Um dos principais objetivos do Grêmio é fazer essa união. É por meio dela que a gente pode conseguir todas as melhorias e soluções".

Para o professor Santana, é fundamental que os alunos possam escolher os seus representantes. "É importante para começar o processo de conscientização política dos estudantes. Para nós, professores, que somos parte dessa discussão, o aluno consciente da necessidade de participação já é meio caminho para que se torne consciente dos seus direitos e deveres como cidadão".

Na última segunda-feira (02), as chapas participaram de um debate para apresentar as propostas aos estudantes. Outro debate está marcado para o dia 09. O resultado da eleição deve sair no mesmo dia (10), e a chapa eleita terá um ano de mandato para colocar as propostas em prática.

Assunto(s): Ensino médio