Você está aqui: Página Inicial > Crato > Notícias > Encontro reúne ex-alunos do campus do Crato

Encontro reúne ex-alunos do campus do Crato

Música, emoção e memórias embalaram a sétima edição do evento
publicado: 19/07/2016 10h06 última modificação: 19/07/2016 10h23
Exibir carrossel de imagens Alunos de todas as épocas estavam presentes

Alunos de todas as épocas estavam presentes

Quem disse que saudades precisam ser sinônimo de tristeza? Para quem já estudou no campus do Crato, saudade significa festa e reencontro. Ao longo dos seus mais de 60 anos de história, o que hoje é o campus já foi Escola Agrotécnica e Colégio Agrícola, antes de se juntar à rede do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, em 2008. No último sábado (16), ex-alunos de todas essas épocas se reuniram para celebrar os velhos tempos no encontro de egressos anual organizado pelo campus. Música, emoção e memórias embalaram a sétima edição do evento, que teve apresentações da banda Cariri Choromingando e de uma dupla de estudantes, além de torneio de futsal.

O acompanhamento de ex-alunos faz parte do trabalho de extensão do Instituto, que tem um setor para cuidar da questão. Agrônomos, poetas, comunicadores, advogados, professores, políticos, engenheiros: ainda que nem todos tenham seguido carreira na área de agropecuária, eles lembram com carinho até do trabalho prático mais pesado com a enxada. Durante o encontro, as histórias foram recontadas – com boas doses de nostalgia e por vezes até um certo exagero – ao microfone por professores e ex-alunos e conversadas entre os grupos de contemporâneos reunidos nas mesas.

Para quem esteve presente no evento, o Instituto não é apenas uma escola profissionalizante, mas também um fator chave na formação cidadã de quem tem a oportunidade de passar por ele. É o que acredita o quarteto formado por Leto Saraiva, João Adriano Pinheiro, José Ricardo Fernandes e José Valdo Sampaio, concludentes da turma de Agropecuária de 1977. Todos são unânimes em afirmar que o tempo de escola os ensinou disciplina e os ajudou a moldarem os anos futuros: "Saímos daqui preparados para ir à roça, à qualquer empresa, prontos para qualquer desafio", conta Sampaio.

Saraiva lembra que a época era de Ditadura Militar, e as dificuldades eram muitas: "Nós tínhamos horário para acordar e para dormir. Tudo era proibido, tudo era vigiado. Os desafios foram muitos, mas fomos uma turma beneficiada por tudo o que passamos. Foi um aprendizado muito grande. Nós aprendemos a viver a nossa vida aqui no Colégio Agrícola".

Quase 35 anos depois de o quarteto ter passado pelo campus, e guardando experiências semelhantes as deles, João Ítalo de Sousa e Thuyanne Gabriela Moreira se formaram. Os dois foram ao encontro para rever os amigos e servidores, colocar em dia as novidades e ver as mudanças que ocorreram no Instituto desde 2011, ano em que concluíram o curso técnico em Agropecuária. Agora, eles são universitários: Thuyanne cursa Direito e João Ítalo está terminando Agronomia, ambos na Paraíba. "Os servidores foram bastante importantes para a formação das pessoas que somos hoje. Continuamos estudando e queremos mais e mais um futuro melhor. Aqui foi onde as portas foram abertas para que a gente entrasse nesse mundo fantástico que é o do saber", diz a futura advogada.

Para Ítalo, a influência do Instituto é forte na vida profissional: "Eu sempre quis fazer essa área. Quando eu vim para cá, foi só para ter a certeza e direcionar o caminho. Mais de 50% do que eu vou ser como agrônomo aprendi aqui, principalmente a parte prática da profissão. Devo muito a essa escola".

Tecnologia facilita o contato
Se concluíram nos anos setenta ou em 2015, não importa. A principal forma de contato entre os antigos companheiros de escola é a mesma: a internet. Grupos nas redes sociais e no whatsapp são comuns e ajudam a organizar encontros entre as turmas. A de 2011, por exemplo, promove encontros anuais, assim como os estudantes que se formaram entre 1991 e 1993. No próximo ano, os formandos de 1977 celebram 40 anos de conclusão do curso, e o whatsapp é uma ferramenta de mobilização para a festa: "Nesse grupo, a gente conversa quase diariamente, troca ideias, brincadeiras, relembra algumas coisas do passado e se mobiliza para que em 2017 a gente faça um grande encontro", explica Sampaio.

Do outro lado
Depois de formados, alguns dos ex-alunos passaram para o outro lado da moeda e viraram servidores do campus. Hoje, são 28 funcionários com essa história, entre técnicos administrativos e professores. Um deles é o professor de topografia Luís Clodoaldo Alves Lopes, que se formou em 1988 e já trabalha no campus há 15 anos, desde 2001. Segundo ele, é um orgulho ter retornado. "Saí daqui para uma faculdade e com o objetivo de ser professor da área, especificamente aqui. Se trata da realização de um sonho profissional, eu me sinto realizado nesta instituição, com a possibilidade de formar novos técnicos. Para mim, é tudo muito simbólico e emocionante e tenho prazer em participar destes momentos [de encontro], porque é um filme que passa na memória".

registrado em:
Assunto(s): Educação