Você está aqui: Página Inicial > Crato > Notícias > Dia de campo debate alternativas de alimentação para rebanhos

Notícias

Dia de campo debate alternativas de alimentação para rebanhos

Organizada pelo campus do Crato e o Embrapa, atividade fez parte da Expocrato
publicado: 16/07/2016 09h24 última modificação: 18/07/2016 08h36
Exibir carrossel de imagens Estudantes, produtores rurais e pesquisadores participaram da ação.

Estudantes, produtores rurais e pesquisadores participaram da ação.

A manhã de quarta-feira (13) foi dedicada a debater alternativas para a alimentação de rebanhos em época de seca. O Dia de Campo "Desafios e estratégias para produção de volumoso em condições de sequeiro" foi organizado por uma parceria entre o campus do Crato e as Embrapas Caprinos e Ovinos e Meio-norte. A atividade fez parte da programação para a Expocrato e foi realizada na Unidade de Pesquisa e Extensão do campus.

Cerca de 80 pessoas participaram da ação, entre produtores, estudantes e pesquisadores da área. Divididos em grupos, eles passaram por cinco estações sobre aspectos diferentes dessa temática e puderam ter contato com as plantações de milho, milheto e sorgo, culturas mais adequadas para o período de poucas chuvas.

Engenheiro Agrônomo da Embrapa Caprinos e Ovinos, de Sobral, Roberto Pompeu foi o responsável pela estação sobre os custos de produção dessas culturas. Ele explica que o conhecimento trazido pelos pesquisadores ajuda os produtores nesse período de seca. "A gente está vindo de quatro anos de seca e não sabe como vai ser ano que vem, então precisa produzir volumoso para a alimentação dos nossos rebanhos. Com essa parceria entre IFCE e Embrapa, podemos trazer novas técnicas e treinar recursos humanos, que são os alunos, para que eles possam repassar essas informações aos produtores".

Para o professor Marcus Góes, coordenador de extensão do campus do Crato, a parceria serve para estreitar e enriquecer a relação entre as instituições, principalmente nas áreas de pesquisa e extensão. Ao ser a ponte entre os pesquisadores e os estudantes e produtores, o Dia de Campo faz parte do papel do Instituto como unidade de difusão de tecnologias para a região do Cariri: "Dessa forma, e com outras ações da parceria, podemos passar as informações para o produtor, que terá mais segurança e menos riscos na produção do volumoso para a alimentação animal".

Filha de agricultores, Wegla Alves é aluna de um curso técnico em Agropecuária no município de Jardim, a cerca de 60 quilômetros do Crato. Wegla participou do Dia de Campo e de outras atividades desenvolvidas no estande do campus. Segundo ela, o conhecimento adquirido durante o evento será colocado em prática na atividade familiar: "São coisas que a gente não aprende na sala de aula ou no dia a dia e pode ver aqui e pôr em prática em casa, já que a maioria das pessoas aqui é filho de produtores rurais".

A programação do estande do IFCE na Expocrato continua até sexta-feira, com palestras, workshops e oficinas; e até domingo, com a exposição de animais. Mais informações sobre a parceria entre IFCE e Embrapa podem ser vistas aqui.