Você está aqui: Página Inicial > Crato > Notícias > Curso de Criação de Cavalos ocorre na Sematec Crato

Notícias

Curso de Criação de Cavalos ocorre na Sematec Crato

Troca de conhecimentos é o foco na vigésima edição do evento
publicado: 20/10/2016 11h59 última modificação: 20/10/2016 20h01

Nesta edição da Semana Tecnológica do IFCE campus Crato, a programação da área de Zootecnia foi organizada para comemorar os vinte anos do evento. O professor Kael Rocha conta que são mais de vinte profissionais convidados, responsáveis por ministrar palestras, oficinas e mesas-redondas com temas como melhoramento genético, tratamento de feridas, nutrição e bem-estar, a importância do cavalo no agronegócio e doma racional. “A gente pensou a programação observando as áreas que têm mais demanda aqui no Cariri, para atender também o público externo que participa do evento”, conta.

O curso é gratuito e aberto ao público; tem carga horária de 48 horas e dá direito a certificado. “Esse curso é uma maneira diferente de aprendizado. Tanto para os alunos, produtores e palestrantes, pela troca de experiências, quanto para o público externo, porque atualmente a equinocultura desenvolve novos estudos muito rápido, então a gente passa esse conhecimento para os produtores da região”, afirma Kael.
 
Um dos palestrantes é o médico-veterinário Danilo Leite Fernandes, que elogiou a programação da Sematec. “O evento só tem a crescer, a participação este ano está muito boa, maior que nos anos anteriores. Para os alunos, é uma oportunidade de conhecer coisas diferentes das que veem no dia a dia da graduação”.

Doma ao Desmame
O projeto da Doma ao Desmame, pensado pelo professor Kael Rocha e desenvolvido com a participação de oito estudantes do curso de Zootecnia, foi apresentado ao público no início da semana. “Apresentamos o projeto numa mesa-redonda e foi muito bem recebido pelos produtores e profissionais da área”, conta o professor. Essa doma consiste na aproximação humana quando o potro completa seis meses de idade e para de mamar, para suprir a carência da mãe e criar um vínculo mais forte entre o humano e o animal. O projeto já tem pouco mais de dois meses e está sendo bem sucedido.

Sematec
A vigésima edição da Semana Tecnológica do campus de Crato tem programação extensa, com cursos nas áreas de Agropecuária e Informática. São cursos de apicultura, jardinagem e paisagismo, formulação de ração para bovinos e produção de insumos orgânicos, entre outros. Para a área de Informática, há cursos de inteligência artificial, programação e robótica educacional, por exemplo. A programação completa está disponível no link.

Programação do curso de criação de cavalos
Segunda-feira (17)
Manhã: Abertura oficial e apresentação de dos projetos de pesquisa do grupo Zooequinos

Terça-feira (18)
7h30 – Fertilidade do garanhão
8h40 – Forragem para equinos
9h50 – Produção de forragens para equinos
13h30 – Metabolismo energético em equinos
14h40 – Cavalos, nutrição e bem estar
16h50 – A expansão do cavalo MM no Cariri

Quarta-feira (19)
7h30 – Tratamentos de feridas em cavalos
8h40 – Aferição de cascos
9h50 – Diferentes tipos de cólico
13h30 – Crescimento do mercado do QM
14h40 – Melhoramento genético em cavalos com uso de animais de tração
16h50 – O cavalo nordestino

Quinta-feira (20)
7h30 – Perspectiva legal da vaquejada
8h40 – Cavalos na filatelia mundial
9h50 – Bem-estar dos equinos
13h30 – A importância do cavalo no agronegócio
14h40 – Movimento em defesa da vaquejada

Sexta e sábado (21 e 22)
Manhã e tarde – Oficina de doma racional