Você está aqui: Página Inicial > Crato > Notícias > Crato oferta cursos de especialização

Notícias

Crato oferta cursos de especialização

Cursos são nas áreas de Irrigação, Produção Animal e Recursos Ambientais
por publicado: 01/02/2017 16h17 última modificação: 03/02/2017 12h33

O campus do IFCE no Crato tem novidades para profissionais e estudantes da área de Agropecuária que pretendem cursar uma pós-graduação. Três cursos de especialização foram aprovados pelo Conselho Superior (Consup) na última segunda-feira (30) e devem iniciar as atividades ainda este semestre. As especializações são em Gestão e Manejo em Recursos Ambientais, Manejo Sustentável e Irrigação para o Desenvolvimento de Sistemas Agrícolas e Produção Animal no Semiárido (com habilitação em ruminantes ou em não-ruminantes).

Coordenadora do Núcleo de Avaliação e Formação Pedagógica (NAFOPE) do campus, a servidora Ivania Maria explica que os cursos estão sendo planejados desde 2015. Cada especialização teve uma comissão formada para a elaboração dos projetos, mas o NAFOPE, que também é coordenado pela servidora Teresinha Feitosa, é responsável pela coordenação geral. Junto aos professores Gauberto Barros e Expedito Danúsio, Ivania apresentou os projetos na reunião do Consup.

Segundo ela, a oferta de pós-graduação traz benefícios para a região e para o próprio campus do IFCE no Crato: "As especializações são muito importantes para a região, porque deve melhorar a formação dos profissionais. Tem demanda, tem profissional querendo se capacitar. Para o campus, vai ser importante por representar a verticalização do ensino e por alavancar a questão da pesquisa".

A duração dos cursos é de três semestres letivos, com um quarto semestre para a elaboração e apresentação do TCC. Serão 30 alunos por turma, com aulas ministradas em um final de semana por mês. A previsão é de que o primeiro edital seja divulgado ainda este semestre.