Você está aqui: Página Inicial > Crato > Notícias > Crato lança revista científica

Notícias

Crato lança revista científica

Primeiro número conta com dez artigos
publicado: 14/12/2016 10h50 última modificação: 14/12/2016 14h01
Primeiro número da revista foi lançado em dezembro

Primeiro número da revista foi lançado em dezembro

O Instituto Federal do Ceará acaba de ganhar uma nova iniciativa de fomento à pesquisa. É a revista científica Acta Kariri, lançada em dezembro pelo campus de Crato. O primeiro número da publicação traz dez artigos inéditos nas áreas de Agricultura, Zootecnia e Sistemas de Informação e está disponível no site www.actakariri.org.

Por trás dessa iniciativa, estão os professores Guilherme Esmeraldo, do curso de Sistemas de Informação, Ademar Parente, do curso de Zootecnia, e Expedito Danúsio, também da Zootecnia e atual coordenador de Pesquisa do campus. Segundo eles, a revista foi criada para oferecer um meio de publicação de trabalhos originais, de pesquisas concluídas ou em andamento, produzidos, principalmente, por pesquisadores e estudantes da Região do Cariri. "A gente tinha uma grande de demanda de publicações, vários trabalhos de pesquisa que foram desenvolvidos, e a revista surgiu como um meio de difundir essas pesquisas. É mais uma forma de fomento dos resultados científicos do campus", explica o professor Esmeraldo.

Para Esmeraldo, os editais, em conjunto com outras ações, como os eventos científicos, promovem a cultura científica na instituição. O professor Danúsio concorda e afirma que esse fomento é fundamental também para os alunos do ensino médio: "O incentivo das bolsas e a publicação dos trabalhos mostram a importância da atividade da pesquisa, o que estimula o aluno a continuar fazendo a pesquisa e a perceber o perfil que ele tem de pesquisador ou não".

A submissão para a revista é aberta e pode ser realizada pelo site www.actakariri.org.