Você está aqui: Página Inicial > Crato > Notícias > Crato: Feira de Profissões movimenta campus

Notícias

Crato: Feira de Profissões movimenta campus

Evento auxilia estudantes do ensino médio a decidirem futura profissão
publicado: 12/05/2016 08h26 última modificação: 12/05/2016 08h26
Exibir carrossel de imagens Foto: Mariana Caselli Os estudantes receberam dicas sobre o currículo.

Os estudantes receberam dicas sobre o currículo.

A quinta edição da Feira das Profissões ocorre essa semana no IFCE campus de Crato. O objetivo principal é auxiliar os alunos na escolha da profissão, para que decidam de maneira mais consciente. A programação do evento conta com palestra, mesas redondas e espaço de apresentação das profissões.

A responsável pela organização da Feira é a psicóloga do campus, Emília Oliveira. Ela afirma que os alunos já fazem uma escolha ao ingressar no Instituto, entre os dois cursos técnicos. "Os estudantes que se identificam com o curso que escolheram já tem um norte, mas para os que não se identificam esse evento é ainda mais importante, para que eles tenham contato com profissionais de outras áreas, para abrir um leque de oportunidades".

Aluna do terceiro ano do curso técnico em Agropecuária, Tamara Steffany aprovou o evento. "Muitos alunos não sabem bem o que querem cursar, e os que sabem tem certas dúvidas, então é ótimo ter contato com profissionais da área que você quer seguir, para tirar dúvidas e ficar mais familiarizado". Ítalo Junior, do terceiro ano técnico em Informática, concorda: "O que eu acho importante é que esse evento orienta os alunos aqui do instituto para encontrarem seu caminho profissional".

De terça a quinta-feira, todos os estudantes tiveram a oportunidade de visitar um espaço com banners e vídeos informativos sobre diversas profissões. Na quarta (11), assistiram a uma palestra da assistente social do campus de Juazeiro do Norte, Cláudia Paes Feitosa, com orientações e dicas de como se portar numa entrevista de emprego e como montar um currículo.

Além disso, três mesas redondas exclusivas para os alunos do terceiro ano e do subsequente foram um espaço para tirar dúvidas e ter contato com os profissionais de Ciências da Computação, Sistemas de Informação, Automação Industrial, Técnico em Informática, Zootecnia, Agronomia, Veterinária, Técnico em Agropecuária, Jornalismo, Enfermagem, Odontologia, Psicologia, Engenharia Civil e Arquitetura.

A enfermeira Kamille Sampaio participou de uma das mesas redondas. Para ela, a Feira de Profissões ajuda a abrir a cabeça dos jovens para todas as profissões que eles podem seguir. "Teria sido importante para mim nessa época de escolha um evento como esse. Os estudantes são jovens, e é muito bom que eles tenham esse contato com profissionais para fazer perguntas, saber como está o mercado de trabalho e como é o curso, porque é uma escolha muito difícil".

Todo esse evento faz parte de uma atividade maior de orientação profissional, que teve início na primeira semana de maio. Nesse momento, a psicóloga do instituto conversou com os alunos sobre conhecer suas próprias habilidades e o que eles buscam em uma profissão, e eles também tiveram a oportunidade de fazer um teste vocacional. Os estudantes que, mesmo após o evento, ainda tiverem dúvidas sobre que caminho seguir, podem agendar uma conversa individual com a psicóloga.