Você está aqui: Página Inicial > Crato > Notícias > Crato organiza torneio de vôlei de areia e futevôlei

Notícias

Crato organiza torneio de vôlei de areia e futevôlei

INTEGRAÇÃO

Estudantes e servidores formaram duplas na competição
publicado: 03/05/2016 11h40 última modificação: 04/05/2016 09h20
Exibir carrossel de imagens Foto: Geo Brasil A competição ocorre no campo de areia do Instituto

A competição ocorre no campo de areia do Instituto

Para oferecer atividades esportivas variadas aos alunos, o IFCE, campus de Crato, organiza, durante o fim de abril e o começo de maio, o I Torneio de Vôlei de Areia e Futevôlei do campus. A disputa é aberta para servidores e estudantes, que formaram duplas para participar do evento.

Segundo o professor de Ed. Física Salviano Nobre, responsável por organizar o torneio, o esporte faz parte da formação dos estudantes e é importante diversificar as atividades: "Entendo o esporte como uma manifestação cultural capaz de unir a massa no seu entorno. O esporte, desde conduzido de forma ética pode ser considerado um dos principais instrumentos para a formação de uma personalidade saudável dos adolescentes. Isso nos motiva a ofertar outras perspectivas de práticas corporais que ultrapassem a monocultura do futebol ou futsal".

O professor explica que um dos objetivos do torneio, aberto para estudantes e servidores, é integrar a comunidade escolar. Os participantes foram divididos em duas categorias: a primeira é para quem tem até 19 anos; a segunda é aberta e abrange atletas de todas as idades.

Antero Timóteo, do terceiro ano do curso técnico em Agropecuária, está na sub-19 do torneio de vôlei e explica que o campeonato ajuda na interação entre estudantes de anos diferentes. Ele já participou de outros torneios organizados no campus e defende a prática de esportes: "É muito bom para a saúde e a qualidade de vida da pessoa. Não só os jovens devem praticar esportes, mas sim pessoas de todas as idades".

As duas modalidades agora passam a acompanhar o handebol, o vôlei, o futebol e as artes marciais na grade esportiva do campus, que conta também com musculação e ginástica e até 2017 deve incluir rúgbi seven e tênis.

A final do I Torneio de Futevôlei do IFCE campus Crato ocorre na quarta-feira (04). Já a categoria sub-19 do torneio de vôlei de areia termina na quinta-feira (05), enquanto a categoria aberta vai até o dia 11 de maio.

As modalidades

No país do futebol, outras modalidades esportivas têm ganhado cada vez mais espaço. É o caso do vôlei de praia e do futevôlei, cujo número de praticantes vêm crescendo ao longo dos anos. O primeiro, criado nos Estados Unidos, passou a fazer das Olimpíadas em 1996 e desde então conta com duplas brasileiras no pódio. As regras são semelhantes às do vôlei de quadra.

Já o futevôlei nasceu no Brasil, na década de 1960, e é a mistura de dois dos esportes mais praticados no Brasil. A modalidade ainda não é Olímpica, mas já se espalhou por diversos países.