Você está aqui: Página Inicial > Crato > Notícias > Crato debate diversidade e educação inclusiva

Notícias

Crato debate diversidade e educação inclusiva

Encontro e seminário ocorrem de 27 a 29 de setembro
por publicado: 12/09/2016 12h53 última modificação: 27/09/2016 07h41
Logo: André Cavalcanti II Encontro sobre Diversidade e I Seminário sobre Educação Inclusiva

II Encontro sobre Diversidade e I Seminário sobre Educação Inclusiva

Em setembro, diversidade e educação inclusiva serão temas de debates no IFCE campus Crato. De 27 a 29, dois eventos ocorrerão simultaneamente, o I Seminário sobre Educação Inclusiva e o II Encontro sobre Diversidade, que devem reunir professores, servidores e estudantes do campus, além de pesquisadores da área e demais interessados no assunto. Abertas ao público, as inscrições vão até 20 de setembro e podem ser feitas pelos telefones 3586-8128/3586-8103 ou pelo link. As vagas são limitadas.

Pensada de forma conjunta, a programação conta com mesas-redondas, relatos de experiência, minicursos e oficinas na área. Pesquisadores vão abordar temas como os desafios para a implantação da educação inclusiva nas instituições de ensino e o papel da educação e da diversidade na construção de uma cultura democrática. Os inscritos podem participar de minicursos de braile, libras e tecnologias assistivas, e também de oficinas sobre orientação e mobilidade, sexualidade, racismo e diversidade, entre outras.

O Instituto tem ações contínuas de fomento dessas áreas. O I Encontro sobre Diversidade, em 2015, gerou um grupo de estudos sobre Gênero e Diversidade, formado por servidores e alunos do campus Crato, que se reúne quinzenalmente. Já a Educação Inclusiva faz parte das políticas do IFCE por meio do Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), que abriga grupos de estudos e também realiza encontros duas vezes ao mês.

A assistente de alunos Lorena Kelly é uma das organizadoras do evento. Segundo ela, o objetivo é trocar conhecimento sobre os temas e promover uma cultura de respeito e convivência com o diverso: "A expectativa é que haja integração de toda a comunidade acadêmica e uma interação com a comunidade externa ao Instituto, além de disseminar uma cultura de respeito à diversidade".

Integrante do NAPNE, a técnica em assuntos educacionais Francisete Fernandes explica que o Seminário sobre Educação Inclusiva é uma forma de sensibilizar e capacitar os profissionais de educação: "Se a escola pretende ser um espaço de inclusão de pessoas, ela tem que refletir sobre essa inclusão. É preciso que as pessoas percebam que alunos que tenham deficiência têm uma eficiência também. Eles têm uma capacidade que precisa ser trabalhada e valorizada".

Sala sensorial
Uma das principais atrações da programação é a sala sensorial, um espaço que tem como objetivo fazer com que as pessoas percebam os outros sentidos, além da visão, tornando-os mais aguçados. Elas entram com olhos vendados e passam por ambientes que estimulam tato, olfato, audição e paladar.

PROGRAMAÇÃO

27/09/2016 (terça-feira)
9h às 11h Mesa Redonda – Educação, emancipação humana e Projeto "Escola Sem Partido".
Prof. Dr. Thiago Chagas (Pedagogia/URCA) e João Barbosa (Filosofia/UFC).

13h30 às 16h30 Relatos de experiências sobre diversidade e educação inclusiva
Servidores do IFCE de Cedro, Crato, Iguatu e Juazeiro do Norte relatam projetos e experiências de educação inclusiva e diversidade desenvolvidos nos campi.
Relato de pessoas que viveram experiências na educação inclusiva.

28/09/2016 (quarta-feira)
9h às 11h Mesa redonda – Educação e diversidade: uma questão de direitos humanos e de cultura democrática
Prof Ms. Roberta Menezes (IFCE/Iguatu) e Prof. Dr. Glauberto Quirino (Enfermagem/URCA).

13h30 às 16h30 Oficinas e minicursos
17h às 20h Sarau da Diversidade: Música, poesia e teatro

29/09/2016 (quinta-feira)
9h às 11h. Mesa Redonda: Educação Inclusiva: desafios e possibilidades para a sua implantação nas instituições de ensino.
Prof. Guilherme Brito de Lacerda (IFCE/Juazeiro do Norte) e profª. Raquece Mota Honório Cruz (IFCE/ Cedro)

13h30 às 16h30 Oficinas e Minicursos

Minicursos – o participante poderá se inscrever em apenas um minicurso.
1 – Tecnologias assistivas (28 e 29/09)
2 – Libras (27 e 28/09)
3 – Braile (28 e 29/09)
Oficinas – os participantes poderão se inscrever em até 02 oficinas (uma por dia)
1 – Mobilidade e Orientação
2 – Gênero, empoderamento e sororidade (oficina com o Coletivo Marias – atividade de Stencil)
3 – Sexualidade e Diversidade
4 – Racismo e diversidade (Coletivo Pretas Simoa – atividade com oficina de turbantes)