Você está aqui: Página Inicial > Crato > Notícias > Campus Crato recepciona novos alunos

Notícias

Campus Crato recepciona novos alunos

Atividades da Semana de Integração seguem até sábado, 20
publicado: 15/02/2016 12h11, última modificação: 10/03/2016 13h52
Geo Brasil Palestra de recepção

Palestra de recepção

O ano letivo para os alunos do ensino técnico integrado ao médio no IFCE Campus Crato começou com palestras de recepção para pais e alunos novatos, na Semana de Integração. O objetivo era apresentar a proposta do instituto e seus cursos, além de tirar possíveis dúvidas.

Na palestra de boas-vindas, realizada no dia 15, o diretor geral do IFCE Crato, professor Éder Gomes afirmou que o Instituto é uma "casa de ensino diferente de qualquer outra na região". Segundo ele, a convivência intensa e harmoniosa entre os alunos, residentes e semi-residentes, é um diferencial, assim como a infraestrutura física e a qualificação dos professores.

Já o diretor administrativo do Campus, professor Joaquim Rufino Neto, destacou a importância do acompanhamento familiar para o sucesso dos estudantes. O esforço precisa ser conjunto para garantir uma formação cidadã, técnica e competitiva. Para o professor Rufino, o IFCE é capaz de abrir portas não só para os alunos, mas também para as famílias: "Dado a origem desse aluno, geralmente humilde, e a esse preparo que ele recebe aqui, não só como técnico, mas com formação cidadã, o Instituto abre portas para as famílias. O aluno consegue se inserir no mercado de trabalho e, no seio de sua família, gerar melhores condições sociais".

O professor Antônio Marcos dos Santos, coordenador do curso integrado em Agropecuária, ressaltou a formação diferenciada oferecida pelo IFCE. Segundo o coordenador, além de preparar os estudantes para o mercado de trabalho e para o ENEM, o Instituto os prepara para exercer sua cidadania.

Os coordenadores aproveitaram o momento para falar também sobre as atividades extracurriculares do Campus. São atividades acadêmicas, esportivas e de lazer que contribuem na formação dos estudantes.
Se depender de Pedro Belo, 16, que inicia o curso integrado em Informática, as oportunidades serão bem aproveitadas. "Quero levar mais a sério os estudos, conhecer mais sobre a Informática e conhecer novas pessoas, me especializar em novas áreas e fazer outras atividades. É uma área que me interessa muito, uma profissão que eu gostaria de seguir".
A mãe do estudante, Éryka Mariana, tem boas expectativas sobre o futuro do filho no IFCE: "Espero que ele possa interagir e aprender a conviver com essa nova realidade, que é diferente da escola tradicional. Como a Informática é uma área que ele gosta, o Instituto dá oportunidades para ingressar no mercado de trabalho. Espero que ele possa ser um bom profissional e colha bons frutos no futuro".

SEMANA DE INTEGRAÇÃO

As atividades para promover a integração de alunos novatos e veteranos ocorrem até sábado, dia 20. A programação conta com palestras, seminários, atividades esportivas, realização de trilhas pelo Campus e pela cidade, além de apresentação dos projetos e grupos oferecidos pelo IFCE.
Os professores também participam, de quinta a sábado, do Encontro Pedagógico, momento de planejar as ações do novo ano letivo.

NÚMEROS

O IFCE Campus Crato recebe, em 2016, 134 novos estudantes do ensino técnico integrado ao médio. São 97 no curso técnico de Agropecuária e outros 37 em Informática.

Assunto(s): Educação