Você está aqui: Página Inicial > Crato > Notícias > Estudantes promovem campanhas solidárias

Notícias

Estudantes promovem campanhas solidárias

Doação de sangue e arrecadação de brinquedos, roupas e alimentos fazem parte da iniciativa
publicado: 15/09/2016 09h46 última modificação: 21/09/2016 13h58

Duas campanhas solidárias movimentam o campus de Crato nos meses de setembro e outubro. Estudantes da graduação e do ensino médio estão arrecadando doações para o Hospital São Vicente e o Instituto de Apoio às Crianças com Câncer (IACC), em Barbalha. 

Uma dessas ações é promovida pelo Centro Acadêmico de Zootecnia. Em parceria com o Hemoce da cidade, eles organizaram uma campanha de doação de sangue. Na quarta-feira (28), uma equipe do Hemoce estará na enfermaria do campus para receber as doações.

A campanha faz parte do trote solidário do curso, promovido pelo CA. O presidente do Centro, Gilmar Amaro, explica que o objetivo é fazer um trote diferente dos que normalmente acontecem no ensino superior: “Tivemos essa iniciativa porque o intuito é estreitar as relações entre veteranos e novatos, além de ajudar as pessoas”.

Além da doação de sangue, os estudantes arrecadam também roupas e alimentos não-perecíveis e, em uma parceria com um cabeleireiro e uma artesã, recebem cabelos para a confecção de perucas. O setor de saúde recebe as doações de roupas e alimentos não perecíveis de 7h às 19h, até o dia 28 de setembro, e as doações de cabelo até o dia 30 de setembro.

Já um grupo com alunos do ensino médio e da graduação promove a campanha "Doe um brinquedo e ganhe um sorriso", para alegrar o Dia das Crianças de quem está na casa de apoio mantida pelo IACC em Barbalha. Além de brinquedos, eles arrecadam roupas e livros infantis e alimentos não-perecíveis. O objetivo é realizar a entrega do material arrecado no dia 11 e oferecer um dia de diversão para as crianças beneficiadas pela casa e pelo hospital. 

A estudante Kalígia Siqueira, do terceiro ano do curso técnico em Agropecuária, destaca que a ideia partiu de uma visita feita ao hospital. "A gente já fazia isso. Eu doo sangue e já doei cabelo. Nós fomos no São Vicente, vimos as crianças e ficamos com vontade de ajudar". Ela e os amigos se juntaram e planejaram a campanha. O ponto de entrega das doações é o setor pedagógico. 

Requisitos para a doação de sangue

Para doar sangue, basta ter entre 16 e 69 anos, estar saudável e bem alimentado, trazer um documento com foto e pesar mais de 50 quilos. Os estudantes com 16 e 17 anos precisam apresentar um formulário de consentimento assinado pelos pais ou responsáveis. O formulário está disponível no site do Hemoce, mas pode ser conseguido também com os integrantes do CA.

 

 

registrado em: ,
Assunto(s): Campanhas de saúde