Você está aqui: Página Inicial > Crato > Notícias > Banda marcial do campus anima o público no desfile de 7 de setembro

Notícias

Banda marcial do campus anima o público no desfile de 7 de setembro

Participar da celebração é uma das tradições do campus
por publicado: 08/09/2016 17h05 última modificação: 08/09/2016 17h13
Foto: Nadine Ribeiro/Dyglei Soares A banda tem cerca de 50 integrantes.

A banda tem cerca de 50 integrantes.

Sete de setembro é assim: a rua Dr João Pessoa, no centro do Crato, lota para ver passar o desfile das escolas da cidade. Todos os anos, a banda marcial professor José de Souza Filho, do campus de Crato do IFCE, marca presença na tradicional celebração. Em 2016, o campus foi um dos últimos a passar e levantou o público que assistia ao desfile.

A banda, que conta com cerca de cinquenta alunos, foi acompanhada pelos porta-bandeiras, os estandartes, o rei e a rainha, a baliza e outros estudantes que representavam (e apresentavam) os cursos oferecidos pelo campus. Keylla Nunes, do primeiro ano de Agropecuária, participou pela primeira vez da banda e destacou a união entre os ritmistas. "Eu sempre gostei de participar [de eventos e atividades ligados à] cultura. Esse ano, eu tive a honra de participar e é muito emocionante. A banda sempre faz uma boa apresentação, com todos unidos".

O desfile empolgou o público presente. Pela primeira vez no evento, Zilma Gomes de Lima levou os dois filhos pequenos e ficou impressionada com as escolas: "É muito bonito e organizado. Eles estão tocando perfeitamente". A baliza do desfile do IFCE cativou a filha de Zilma, Camila, que disse querer voltar mais vezes.

Formado em Agropecuária pelo Instituto em 2015, Carlos Rodrigo foi ao evento especialmente para assistir ao IFCE e se emocionou. Ele participou da banda durante os três anos em que estudou no campus. "Eu senti uma emoção muito grande. A primeira coisa que eu tive vontade de fazer foi chorar, porque vem a lembrança de todas as situações vividas com a banda, das amizades e das viagens para as apresentações".

A banda marcial professor José de Souza Filho é coordenada por Juliana Xavier, estudante de Zootecnia, e Geovane Saraiva, ex-aluno do Instituto. Eles assumiram o lugar do professor Carlos Pinheiro, que é tradicionalmente responsável pelo grupo, mas não pode assumir a organização esse ano por motivos de saúde. Outros estudantes e servidores ajudaram a coordenar o desfile. Geovane, que toca instrumentos de percussão há 17 anos, resolveu abraçar essa responsabilidade por amor à banda: "É bem gratificante para os estudantes e para a gente também, que trabalha com eles".

A banda toca cadências próprias e o hino da independência. Além do tradicional desfile no centro do Crato, os estudantes, que ensaiavam desde junho, se apresentaram durante a semana em uma escola de ensino fundamental da cidade e no município de Exu, em Pernambuco.

Assunto(s): Música