Você está aqui: Página Inicial > Crato > Notícias > Arraiá anima o campus Crato

Notícias

Arraiá anima o campus Crato

A noite foi de forró, quadrilha e comidas típicas
publicado: 17/06/2016 08h56 última modificação: 17/06/2016 11h44
Exibir carrossel de imagens Foto: Vanessa Vieira O arraiá já é tradição no campus.

O arraiá já é tradição no campus.

Há quem diga que junho é a melhor época do ano, principalmente no Nordeste. E não é para menos: forró, quadrilha, vatapá, baião de dois, paçoca e bolo de milho: tudo isso (e muito mais) faz parte da tradição das festas juninas que animam a região. Na noite da última quarta-feira (15), o IFCE campus Crato entrou nessa dança e foi palco do arraiá federal, festa que ocorre anualmente no campus e reúne estudantes, servidores e suas famílias e amigos.

A estudante Amanda Oliveira, que cursa Agropecuária, faz parte da comissão de formatura do terceiro ano e participou da organização do evento. Os estudantes ficaram responsáveis pela ornamentação, a logística e as atrações da festa. Segundo Amanda, o objetivo era aliar a arrecadação de fundos à tradição da festa junina: "A gente espera ter um bom rendimento para a formatura, na arrecadação de fundos. Esperamos também que a cada ano o público do São João aumente e continue a tradição".

O arraiá é tradicionalmente organizado pelo terceiro ano do ensino médio, para ajudar na festa de formatura. Com o mesmo objetivo, neste ano os formandos de Zootecnia também montaram uma barraca no evento. Além das comidas típicas, o arraiá contou também com um bingo, o forró da banda Pé de Galinha e de Dijesus Sanfoneiro, desfile das matutinhas e a apresentação, pelo segundo ano consecutivo, da quadrilha Agremiação Junina Cariri, de Juazeiro do Norte.

Estudante de arquitetura, Mateus Freire esteve no arraiá do campus pela primeira vez na edição de 2015 e se animou tanto com o forró pé-de-serra que resolveu voltar esse ano: "Gostei tanto da banda como dos sanfoneiros, que se garantiam muito. Os alunos daqui também se entregam bem ao assunto. Eu considero o São João uma das melhores épocas do ano".

A criançada também brincou e se divertiu no arraiá. A servidora Ivânia Carvalho trouxe a filha Hiolanda para a festa. "É um ambiente familiar, festivo. Assim como eu, ela adora festas juninas e eu sabia que aqui ia ser interessante para ela. Desde que o som começou a tocar que ela não para quieta."

Para o diretor-geral do campus, professor Eder Cardozo Gomes, continuar o arraiá é ajudar a manter viva a tradição junina no país. "A festa está bastante animada, e o pessoal, satisfeito. Isso nos faz ficar orgulhosos de continuar com esses eventos. É a perpetuação dos festejos de São João. O Brasil todo está comemorando essa data, e aqui não poderia ser diferente."