Você está aqui: Página Inicial > Crateús > Notícias > Sábado letivo terá aula pública sobre saúde

Notícias

Sábado letivo terá aula pública sobre saúde

Atividades abordam prevenção às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e hábitos saudáveis
publicado: 28/05/2015 00h00 última modificação: 31/03/2016 18h05

A aula pública deste Sábado Letivo, 30 de maio, no campus de Crateús, abordará o tema transversal da saúde. Com o título “Um bate-papo sobre saúde na nossa casa!” o evento é inspirado na campanha “A Casa é Nossa” que marca os 5 anos do campus.  Trata-se de um evento aberto ao público, onde os estudantes poderão convidar familiares e amigos.

A programação terá dois blocos temáticos. O primeiro, denominado "Dormindo com o inimigo", está relacionado às formas de identificação, prevenção e tratamento das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Esse bloco contará com a participação do enfermeiro Sandro Freitas e da nutricionista Emmanoela Ferreira. Ele tem o objetivo de alertar sobre a necessidade dos cuidados que devem ser tomados para manter nossa casa saudável e livre do mosquito, além de orientações sobre alimentação, no caso das vítimas das doenças transmitidas pelo mosquito.

O destaque à prevenção leva em conta a existência de uma epidemia no município e no Brasil, não somente da forma clássica de dengue, mas também de outras doenças transmitidas pelo mesmo mosquito, a exemplo da zika e febre chikungunya. Além disso, os profissionais da saúde e estudos recentes alertam que cerca de 80% dos criadouros do mosquito Aedes aegypti  encontram-se dentro dos domicílios, onde é mais difícil o acesso dos profissionais do poder público.

O segundo bloco, intitulado "Minha casa, meu pedacinho de chão: hábitos para uma vida saudável", conta com a participação do professor de Educação Física João Oliveira, o médico Gastroenterologista Paulo Nazareno e a nutricionista Beatriz Souza. O propósito é conversar sobre estratégias a serem adotadas no dia a dia da nossa casa para manter um estilo de vida saudável por meio da prática de atividade física e da alimentação.

A etapa final do evento será aberta ao público para uma sessão de perguntas e respostas, permitindo-se um diálogo espontâneo que lembra uma conversa na calçada de casa.

registrado em: , , ,
Assunto(s): Educação