Você está aqui: Página Inicial > Crateús > Notícias > Sábado Letivo aborda meio ambiente e ética

Notícias

Sábado Letivo aborda meio ambiente e ética

Palestra faz uma releitura das técnicas construtivas tradicionais
publicado: 27/11/2015 00h00 última modificação: 10/03/2016 10h12

O IFCE campus de Crateús promove, neste sábado (28/11), a palestra “Meio Ambiente e Ética – Uma releitura das técnicas construtivas tradicionais”, como atividade do Sábado Letivo deste mês. A palestra, ministrada pelo professor Levi Teixeira, é aberta ao público e será realizada no auditório do campus, das 7:30 às 10:30 da manhã. Na abertura, contará com uma performance musical e poética abordando a temática da sustentabilidade na relação do homem com a natureza.

O foco deste Sábado Letivo, organizado pelo curso de Edificações, é a sustentabilidade na construção civil, a partir do uso de técnicas como taipa, adope e superadobe, conforme explica o professor Levi Teixeira: “São recursos que podem oferecer grandes vantagens, sobretudo para a região do semiárido, haja vista a redução de custos e de impacto ambiental que elas propiciam”.  

Levi explica ainda que essas técnicas já vêm sendo experimentadas em obras contemporâneas no país, sobretudo nas regiões sul e sudeste, onde há uma ampla aplicação delas em projetos arquitetônicos. Ele ressalta os exemplos também verificados no próprio Ceará, trazendo experiências das cidades de Aracati, Fortaleza, Jericoacoara e Euzébio. 

Imagem: Exemplo de construção civil com técnicas tradicionais em Euzébio-CE (Foto: Divulgação)

Elinaldo Rodrigues – Campus de Crateús

Assunto(s): Educação