Você está aqui: Página Inicial > Crateús > Notícias > Projeto Cinéfilo exibe filme sobre Zé Ramalho

Notícias

Projeto Cinéfilo exibe filme sobre Zé Ramalho

Documentário será apresentado nesta terça-feira, no campus de Crateús
por publicado: 02/02/2015 00h00 última modificação: 27/04/2016 19h34

O filme Zé Ramalho – O Herdeiro de Avôhai, dirigido pelo jornalista e documentarista Elinaldo Rodrigues, será exibido nesta terça-feira (3), às 19h, no auditório do IFCE campus de Crateús. A exibição integra a programação do projeto Cinéfilo, mantido pela unidade do Instituto, e contará com a presença do diretor. O evento é aberto ao público. 

Trata-se de um documentário longa-metragem que acompanha a saga de um dos mais expressivos artistas da música brasileira, intercalando depoimentos com cenas de um show histórico realizado na praia de Tambaú, em João Pessoa, em 2007.  

O filme traz depoimentos do próprio Zé Ramalho, com gravações em João Pessoa e no Rio de Janeiro, bem como parceiros do artista que também saíram do nordeste, na década de 70 do século passado, para conquistar um lugar na plêiade das estrelas nacionais, como Alceu Valença, Geraldo Azevedo e Elba Ramalho.  Além disso, participam antigos amigos que compartilharam as aventuras iniciais da trajetória musical do artista em João Pessoa. 

O documentário acompanha a trajetória de Zé Ramalho, desde a cidade onde ele nasceu, Brejo do Cruz, no alto sertão paraibano. Passa por João Pessoa, onde ele se iniciou na música, durante a adolescência e a juventude, integrando grupos de baile influenciados pela jovem guarda e por ídolos do rock na roll. Inclui ainda o Rio de Janeiro, onde o artista reside desde os anos 80, tendo encontrado aí o ambiente mercadológico que lhe proporcionou sucesso e reconhecimento a partir da gravação de seu primeiro disco.  

Das bases musicais de Zé Ramalho, o documentário aborda também a influência da cultura popular nordestina, em especial a cantoria de viola, cujos acordes ele fundiu com as influências do rock, para criar uma obra das mais originais no cenário nacional. 

Serviço:
Exibição do filme Zé Ramalho  - O Herdeiro de Avohai
Onde: Auditório do IFCE campus de Crateús
Quando: terça-feira, 19h
Quanto: gratuito

 

Imagem: filme traça panorama completo sobre o a vida do artista | Foto: Gustavo Moura/Divulgação

registrado em: ,