Você está aqui: Página Inicial > Crateús > Notícias > Professores celebram êxito do IV SIC em Crateús

Notícias

Professores celebram êxito do IV SIC em Crateús

Evento científico reuniu mais de 300 participantes numa vasta programação voltada para o fortalecimento da prática acadêmica
por publicado: 01/03/2016 12h27 última modificação: 01/03/2016 12h32
Abertura do IV no auditório do campus de Crateús

Abertura do IV no auditório do campus de Crateús

A realização do IV Seminário Interdisciplinar das Ciências da Linguagem (IV SIC), promovido na semana passada, em Crateús, consolidou os grandes propósitos da iniciativa, congregando centenas de participantes, entre estudantes, professores e pesquisadores, destacando-se especialistas nacionalmente conceituados na área. A programação contou com palestras, mesas redondas, minicursos, lançamentos literários, atividades recreativas e apresentações culturais.

Numa região carente de eventos científicos, na avaliação da professora Paula Cristina Soares Beserra, diretora geral do campus de Crateús, a realização do SIC foi oportuna para o fortalecimento da prática acadêmica: "Acredito que foi um ganho para educadores da região, em especial para os alunos, haja vista que, com o SIC, conseguimos fortalecer a integração entre ensino, pesquisa e extensão".

Os aspectos que evidenciam o sucesso do evento também foram ressaltados pelo professor Wellington Costa, que presidiu a comissão organizadora do IV SIC: "A nossa avaliação é muito positiva, primeiro porque nós conseguimos seguir o cronograma do evento, cumprindo a agenda de palestrantes, de minicursistas e de apresentação de trabalhos", salientou, destacando ainda a qualidade e a quantidade dos trabalhos apresentados. O evento contou com quatro palestras, onze cursos, oito mesas redondas e mais de cem trabalhos apresentados por estudantes de graduação e de pós-graduação.

O alcance do SIC promovido neste ano em Crateús tem por base os objetivos traçados desde a primeira edição, realizada em Crato, em 2012. A iniciativa é fundamentada na interiorização, democratização e integração através da linguagem, conforme atesta o professor Vilmar Ferreira de Souza, um dos idealizadores do seminário: "Essa comunicação e essa integração do SIC com as pessoas que trabalham com a linguagem não acontece só a nível do estado do Ceará, mas também extrapola para outras partes do país."

O Seminário Interdisciplinar das Ciências da Linguagem é uma realização conjunta do Instituto Federal de Educação do Ceará e a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), com o apoio institucional da Universidade Regional do Cariri (URCA) e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB). A próxima edição do evento já está agendada para março de 2017, na Universidade Estadual do Ceará, campus de Limoeiro.

Elinaldo Rodrigues – Campus de Crateús