Você está aqui: Página Inicial > Crateús > Notícias > Professor de Crateús publica artigos em revistas especializadas

Notícias

Professor de Crateús publica artigos em revistas especializadas

Estudos abordam saúde de animais transgênicos e lactação induzida de caprinos
publicado: 02/03/2017 11h04 última modificação: 02/03/2017 11h55

Estudos do professor Francisco Carlos, do campus de Crateús, foram publicados recentemente em revistas científicas especializadas na área de Ciências Agrárias. Os trabalhos integram as edições da Revista Ciência Animal Brasileira (2017), da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Goiás, e da Revista Semina: Ciências Agrárias (2016), da Universidade Estadual de Londrina. 


Os artigos intitulados “Achados ultrassonográfcos de glândula mamária, fígado, vesícula biliar, baço e rins de caprinos transgênicos para o hG-CSF durante lactação induzida” e “Biópsia mamária de caprinos em lactação induzida: avaliação das propriedades do leite e da aparência ultrassonográfica após biópsia” têm autoria coletiva.

O primeiro estudo é resultante da tese de doutorado de Francisco Carlos, que consiste na avaliação da saúde dos animais transgênicos, produzidos pelo laboratório de Fisiologia e Controle da Reprodução, da Universidade Estadual do Ceará. Trata-se de animais destinados à produção de medicamentos, a partir do leite, com a finalidade de melhorar a imunidade de pessoas submetidas à quimioterapia ou que tenham alguma outra causa de imunossupressão.

Ele assina esse artigo juntamente com os pesquisadores Carlos Henrique Sousa de Melo (Instituto Superior de Teologia Aplicada, INTA, Sobral, CE), Ribrio Ivan Tavares Pereira Batista (Universidade Estadual do Ceará, UECE), Deisy Johana Diaz Sanchez (Discente da UECE), Joanna Maria Gonçalves Souza-Fabjan (pesquisadora da UECE), Alexsandra Fernandes Pereira (Professora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA), Luciana Magalhães Melo, Vicente José de Figueirêdo Freitas, Dárcio Ítalo Alves Teixeira (professores da UECE).

Já o segundo trabalho tem como objetivo avaliar os efeitos dos procedimentos de biópsia mamária sobre a função da glândula de caprinos submetidos à lactação induzida. Ele contou com a parceria de Alexandre Rodrigues Paula Júnior, Iana Sales Campelo, Luciana Magalhães Melo, Vicente José de Figueirêdo Freitas, Dárcio Ítalo Alves Teixeira, da UECE.


Confira os artigos: 

 
Elinaldo Rodrigues - Campus de Crateús