Você está aqui: Página Inicial > Crateús > Notícias > Novas aquisições vão reforçar ações do campus de Crateús

Notícias

Novas aquisições vão reforçar ações do campus de Crateús

Campus se consolida cada vez mais com a ampliação de equipamentos e serviços
publicado: 03/10/2016 10h11 última modificação: 03/10/2016 13h24
Trator e carreta agrícola chegaram recentemente ao campus

Trator e carreta agrícola chegaram recentemente ao campus

O campus de Crateús acaba de receber novos equipamentos, que irão dinamizar o cumprimento da missão do IFCE, fundamentada no ensino, na pesquisa e na extensão nos Sertões de Crateús. Grande parte dessas aquisições vai reforçar diretamente os cursos de Agrárias (Agropecuária e Zootecnia), Física e Química, que recebem implementos essenciais para o funcionamento dos laboratórios. Esse aporte inclui também mobiliário e a ampliação do acervo bibliográfico, que além de beneficiar essas áreas, atenderá demandas da licenciatura em Letras, bem como do futuro curso de licenciatura em Geografia, reforçando assim o projeto de implantação dos novos cursos no campus.

Nessa relação de aquisições, há os mais variados equipamentos, como arado reversível, carreta agrícola, estereomicroscópio, dentre outros, que serão utilizados nas atividades de campo dos cursos de Agrárias e servirão também para serviços de manutenção do campus.

O laboratório de Física também foi contemplado com novos equipamentos que ampliarão as possibilidades de aprendizagem dos discentes. Dentre os equipamentos, vale destacar a aquisição de trilhos de ar linear, painéis de forças e conjuntos de calorimetria e termometria.

De acordo com Adriano Duarte, coordenador de Almoxarifado e Patrimônio, ainda em outubro está prevista a chegada dos mobiliários para equipar os setores administrativos. E até novembro o campus deve receber novos freezeres e um telescópio Newtoniano.

Segundo Lionelle Lavor, chefe do Departamento de Administração e Planejamento do campus, a despeito da conjuntura de restrição orçamentária que se abateu no país este ano, o processo que culminou na chegada desses equipamentos se deu em razão do esforço de equipe, dinamizando os procedimentos burocráticos inerentes ao serviço público.

Pregões e concorrência
Em razão da capacidade de planejamento da gestão e de empenho administrativo da equipe, também foi possível a conclusão do pregão que possibilitou a ampliação dos serviços de vigilância e da concorrência pública para utilização da cantina do campus. Destaca-se, inclusive, a implantação das câmeras de segurança que tem funcionado desde o mês de junho.

Além da agilidade no processo, no caso dos serviços de vigilância, a Coordenadoria de Aquisições e Contratos do campus destacou a redução dos custos, conseguida em função da elaboração de um pregão do próprio campus. Isso acarretou numa economia anual de mais de 18 mil reais.

Iris Sérgio e Keiliane Dantas, da coordenadoria de Aquisições e Contratos, destacaram que também já está em andamento o processo para lançamento de mais dois pregões, que visam à contratação dos serviços de limpeza e conservação e da aquisição de equipamentos para o laboratório do curso de Edificações. Eles lembraram ainda a realização da manutenção de todos os extintores e que, até o final deste ano, serão contratados serviços de dedetização de áreas críticas do campus e outras que requerem medidas preventivas.

Elinaldo Rodrigues – Campus de Crateús