Você está aqui: Página Inicial > Crateús > Notícias > Minicurso incentiva encontro entre arte e educação em Crateús

Notícias

Minicurso incentiva encontro entre arte e educação em Crateús

Atividade foi estruturada com base na palavra poética
publicado: 09/11/2016 11h40 última modificação: 09/11/2016 13h35
Atividade contou com alunos do campus e de outras instituições

Atividade contou com alunos do campus e de outras instituições

O minicurso Aproximações Poéticas, realizado no campus de Crateús, durante o mês de outubro, resultou numa série de performances durante a II Semana do Livro e da Biblioteca (II Selib). Ministrado pela professora Karla Gomes, o minicurso buscou “apresentar a palavra poética como forma de ser e estar no mundo, compreender a leitura como uma atividade afetiva, intelectual e social”. 

A atividade foi estruturada com base em leituras, análise e compreensão de poemas; bem como em jogos cênicos, corporais e vocais que serviram de suporte para a criação das performances poéticas. Contou ainda com rodas de conversa sobre a importância do livro, da leitura e da literatura; diálogos com o poeta Elias de França; e ensaio e direção de performances. O encerramento se deu justamente com as apresentações públicas das produções dos participantes, destacadamente durante a Selib.

Para os integrantes, a experiência foi proveitosa e edificante. "O minicurso nos possibilitou aproximações poéticas e humanas", frisou a aluna Liz Mourão. O momento também foi rico de emoções e pertencimento para os espectadores em geral e servidores do campus, como relatou a assistente social Bárbara Diniz: "aquele foi um dos meus dias mais felizes no IFCE".

Na avaliação da professora Karla Gomes, “Dentro da universidade, onde, muitas vezes, a cientificidade e o rigor acadêmico sufocam possibilidades de encontros entre a arte e a educação, a construção de espaços para a palavra poética pode sim aproximar pessoas, saberes e emoções, pelo simples prazer de ser e estar, refletir e agir”.

Assunto(s): Literatura