Você está aqui: Página Inicial > Crateús > Notícias > Mais sete alunos embarcam para Portugal

Notícias

Mais sete alunos embarcam para Portugal

Estudantes foram beneficiados com o programa IFCE Internacional
por publicado: 24/02/2015 00h00 última modificação: 20/04/2016 16h41

Para além de um programa que leva alunos ao exterior, o IFCE Internacional conduz pessoas para novas realidades de vida. São oportunidades de experimentar vivências culturais, acadêmicas e pessoais por meio de intercâmbios em diversos países do mundo. Nas palavras do assessor de Relações Internacionais do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Gutenberg Albuquerque, “é um programa belíssimo” que comemora o embarque de mais uma turma de sete alunos, no último dia 9 de fevereiro.

Foram dois discentes de cursos técnicos (Petroquímica e Agropecuária) e cinco de cursos superiores (Mecatrônica Industrial, Gestão de Turismo, Letras, Ciências Biológicas e Física), de Fortaleza e de outros campi do Estado. “Esse é um dos grandes diferenciais do programa, pois contempla candidatos tanto da graduação quanto dos cursos técnicos. Além disso, leva alunos de todas as regiões cearenses, interiorizando a internacionalização do ensino ofertado”, ressalta Gutenberg.

Nesta terceira edição do IFCE Internacional, foram selecionados ao todo 22 alunos dos quase 200 inscritos. Os alunos enviados na última segunda-feira irão participar de intercâmbio acadêmico no Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal, instituição reconhecida internacionalmente pela difusão de conhecimentos técnico-científicos. Para o intercâmbio, os alunos foram acompanhados por professores e coordenadores a fim de selecionar as disciplinas compatíveis com os estudos no exterior.

Segundo Gutenberg, todos os cursos do IFCE envolvem-se no programa, para tanto, os campi indicam quais serão estes cursos e os níveis contemplados em cada edição. Resolvidas as formalidades, os candidatos participam da seleção por meio dos editais lançados anualmente. O aluno Vinicius Facundo Xavier, do campus de Jaguaribe, tentou mais de uma vez participar do programa e agora alcançou o sonho. Ele conta que recebeu a notícia na data do aniversário, aumentando a alegria compartilhada com a família.

 “Quem nunca sonhou em ir para outro país? O IFCE está realizando isto para mim. Tenho como foco principal os estudos, trarei experiências e conhecimentos, formando um currículo maravilhoso”, diz Vinicius. Ele já está em Portugal se preparando para as aulas, com as despesas de deslocamento, acomodação, alimentação, material didático, seguro-saúde, entre outros, custeadas pelo programa. O IFCE Internacional é modelo único nos IFs do país, tendo a experiência compartilhada para os demais.

Imagem: turma de alunos que embarcaram na última segunda-feira (foto: divulgação)

registrado em: , , ,