Você está aqui: Página Inicial > Crateús > Notícias > Crateús avança na consulta para escolha de novos cursos

Notícias

Crateús avança na consulta para escolha de novos cursos

Na fase atual, a população pode indicar os cursos em enquete por meios online e impresso
publicado: 11/05/2016 16h32 última modificação: 12/05/2016 11h54
Gabriela Catunda Campus terá mais um curso superior e outro técnico

Campus terá mais um curso superior e outro técnico

O Instituto Federal de Educação - campus de Crateús iniciou a terceira etapa do processo de consulta pública, com o propósito de abrir mais um curso nos níveis técnico e superior. Essa etapa se refere ao planejamento e aplicação de enquetes com diversos segmentos da sociedade na região. O procedimento visa contribuir com indicações que favoreçam as demandas locais de forma mais plena.

As opções disponibilizadas na enquete foram apontadas durante as fases anteriores do processo, constando os cursos técnicos em Alimentos, Apicultura, Panificação, Segurança do Trabalho e em Tradução e Interpretação de Libras; os bacharelados em Agronomia e Medicina Veterinária; os tecnológicos em Agroecologia e Alimentos; e as licenciaturas em Geografia, Música e Teatro.

 De acordo com a assistente social Bárbara Diniz, integrante da comissão local de consulta pública para abertura de novos cursos, “esse trabalho pretende atingir o maior número de pessoas da região, proporcionando a participação ampla de toda a sociedade no processo.” A enquete é aplicada em forma de questionário impresso em algumas escolas da região dos sertões de Crateús e entidades da sociedade civil organizada, e também por meio de formulário online nos dias 12, 13 e 14 de maio.

A criação de mais dois cursos no IFCE campus de Crateús está previsto no seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). O processo se dá em cinco etapas. Começou em dezembro do ano passado, com a consulta à comunidade interna, formada pelos servidores e estudantes do campus. Em seguida, foi realizada uma reunião com representantes dos poderes executivo e legislativo municipal e da sociedade civil organizada.

A próxima fase, após aplicada essa enquete, consiste na tabulação dos dados coletados, apontando os cursos mais votados. Em seguida, essas indicações serão levadas para uma audiência publica, na qual os cursos escolhidos serão defendidos pela comissão local da Consulta Pública e referendados pelos participantes. A última etapa consiste na elaboração do projeto pedagógico pelo corpo docente do campus, seguido pela captação de recursos, tanto pessoal, quanto de custeio e capital para implementar esses cursos.

O IFCE campus de Crateús beneficia toda a região, contemplando também os municípios circunvizinhos, com a oferta de três cursos técnicos (Química, Edificações e Agropecuária) e quatro cursos superiores (licenciaturas em Letras, Matemática e Física e bacharelado em Zootecnia).

Elinaldo Rodrigues - Campus de Crateús