Você está aqui: Página Inicial > Crateús > Notícias > Grupo de estudos em gramática celebra um ano

Notícias

Grupo de estudos em gramática celebra um ano

SISTÊMICO-FUNCIONAL

Estudantes e professores de Letras reforçam as atividades práticas em nova fase
publicado: 23/02/2016 11h54 última modificação: 23/02/2016 15h31

O Grupo de Estudos em Gramática Sistêmico Funcional (GSF), nos Sertões de Crateús, formado por alunos e professores do campus de Crateús, está realçando as atividades práticas no momento em que comemora um ano de existência. Tal propósito se consolida por meio de ações como o minicurso "Gramática Sistêmico-Funcional: o que é, como se faz e para que serve", que será ministrado no IV Seminário das Ciências da Linguagem, no período de 25 a 27 de fevereiro, no campus de Crateús.

O grupo foi criado em fevereiro de 2015, com o objetivo de investigar os mais variados usos da linguagem sob a perspectiva da Gramática Sistêmico-Funcional, considerando a dimensão da língua como prática social, em seus reais usos de comunicação. É formado por 12 alunos do curso de Letras, tendo à frente o professor Vilmar Ferreira de Souza, além da colaboração dos professores Wellington Costa e Michael Viana.

Em sintonia com essa nova fase, o GSF acaba de receber convite para participar da I Semana Internacional de Letras da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), que será realizada em Redenção-CE, no próximo mês. Além disso, está se preparando para enviar um representante para a Associação Latino Americana de Linguística Sistêmico-Funcional, que será realizado em Barranquilha, na Colômbia, no mês de setembro deste ano.

Outra ação nessa trajetória foi a participação na I Jornada Piauiense de Gramática Sistêmico-Funcional, Multimodalidade e Multiletramentos, realizada na Universidade Estadual do Piauí, em Teresina, em dezembro do ano passado. Na ocasião, o professor Vilmar Ferreira, líder do grupo, apresentou palestra abordando o tema "A Gramática Sistêmico-Funcional como uma ferramenta descritivo-analítica para se investigar o discurso político em múltiplos contextos". Além disso, na companhia dos alunos Leones Alves da Silva e Antônio Soares da Silva Júnior, ministrou o minicurso "Introdução à Gramática Sistêmico-Funcional: seus conceitos fundadores, sua natureza tripartite e seu potencial investigativo em múltiplos contextos".

Elinaldo Rodrigues – Campus de Crateús

Assunto(s): Educação