Você está aqui: Página Inicial > Crateús > Notícias > Garantidos 100% das verbas de custeio do IFCE

Notícias

Garantidos 100% das verbas de custeio do IFCE

Garantia foi dada pela Setec após pleito do reitor Virgílio Araripe
publicado: 11/06/2015 00h00 última modificação: 31/03/2016 17h17

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) recebeu ontem, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), a garantia do repasse de 100% do orçamento de custeio previsto para o ano de 2015. O compromisso foi assumido pelo órgão ministerial nessa quarta-feira, 10, durante reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), em Boa Vista (RR).
Após o anúncio do contingenciamento de 40% do orçamento de custeio dos institutos federais pelo MEC, o assunto entrou na pauta da reunião do Conif, após provocação do reitor do IFCE, Virgílio Araripe. Na ocasião, o gestor cearense ressaltou que “essa redução poderia trazer grandes prejuízos para os institutos federais e afetar o bom funcionamento das atividades do IFCE” e pediu que a medida fosse revista.
Os demais reitores apoiaram a colocação do professor Virgílio Araripe e endossaram sua posição, reiterando que seria complicada a operacionalização das atividades com apenas 63% do orçamento de custeio.
O movimento desencadeou uma reunião com o diretor de Desenvolvimento da Rede Federal na Setec, Luciano Toledo, que, após análises e estudos, garantiu que será mantido o repasse de 100% das verbas de custeios dos institutos federais.
Obras garantidas
Também ficou garantido que nenhuma obra em andamento será paralisada por conta do contingenciamento de parte das verbas do MEC. Sendo assim, prosseguirão normalmente as obras de cinco novos campi do IFCE (Acopiara, Boa Viagem, Horizonte, Maranguape e Paracuru) e da sede definitiva da reitora do IFCE.

Imagem: Virgílio Araripe durante pronunciamento na reunião do Conif

Por Rebeca Casemiro - reitoria

registrado em: , ,