Você está aqui: Página Inicial > Crateús > Notícias > Evento homenageia mulheres dos sertões de Crateús

Notícias

Evento homenageia mulheres dos sertões de Crateús

Programação terá exposição e mesa de debates com expressões do gênero no município
publicado: 12/03/2015 00h00, última modificação: 14/04/2016 19h38

O campus de Crateús promove, nesta quinta-feira (12), a mesa de debate e a exposição fotográfica “Mulheres de Crateús: (re)existência nos sertões”, numa programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher. O evento, aberto ao público, será realizado no auditório do campus, às 19h30.  A exposição ficará aberta até o dia 15 de maio. 

A mesa de debate será mediada pela professora Paula Cristina Soares Beserra e contará com a participação de cinco mulheres com forte atuação na defesa dos direitos sociais no município: a professora Maria Ivane Sales e as educadoras Francisca Eliane Sousa Silva, Francisca Erbênia de Sousa, Maria Zenaide Bezerra Melo e Maria Helena Soares. 

Francisca Erbênia é coordenadora da Cáritas Diocesana de Crateús e há décadas se dedica à causa da inclusão das mulheres e relações de gênero. Ela faz parte do grupo de irmãs do Jesus Missionário, organização de religiosas dedicada às causas populares desde os primeiros anos da fundação da diocese de Crateús.

Francisca Eliane Sousa Silva é sócio-fundadora do Sindicato dos Professores do Município, tendo participado da luta em defesa e efetivação da lei do ensino afro nas escolas. Já a educadora potiguara Maria Helena Soares participou dos movimentos de luta em defesa da moradia e pela educação indígena.

Maria Zenaide Bezerra Melo é educadora e referência da educação inclusiva em Crateús, sendo a primeira professora de surdos no município. Por sua vez, Ivane Sales tem intensa atuação em defesa da garantia dos direitos fundamentais das mulheres, com destaque para a luta pela criação da delegacia de atendimento à mulher no município.


Serviço:
O que: Mesa de debate e exposição “Mulheres de Crateús: (Re)existência nos sertões
Onde: Auditório do IFCE - campus de Crateús
Quando: Nesta quinta-feira (12), às 19h30
Aberto ao público

Arte: Gabriela Catunda

Elinaldo Rodrigues - Campus de Crateús

registrado em: , , ,